
Mundial de Fórmula 1 já tem calendário para 2021
11/11/2020O parto não foi fácil – nem poderia ser! – mas já existe um Calendário de provas para o Mundial de F1 de 2021.
Serão 23 provas e a competição vai espraiar-se entre março e dezembro, com a prova de abertura a regressar à Austrália no dia 21 de março e o fecho a ser cumprido no AbuDhabi. Há, para já, uma data em aberto, o dia 25 de abril, desconhecendo-se, para já, qual será o pais a albergar essa corrida.
O calendário de 2021 tem a novidade da prova a disputar na Arábia Saudita, desconhecer-se, ainda, como estão os contratos do GP de Espanha e do Brasil, pese embora estarem alinhados na proposta de calendário. O Vietname fica, uma vez mais, pelo caminho, Portugal está na lista de suplentes, mas dificilmente voltará a receber os monolugares da Fórmula 1, pois a Liberty Media provou que consegue mexer o “circo” da disciplina de topo do desporto automóvel mundial de forma segura. Por isso, não se espera grandes mudanças, até porque a gestão da crise pandémica está a ser afinada para a próxima vaga e já deverá existir a vacina.
Segundo Chase Carey “provamos que conseguimos viajar em segurança e fazer as provas sem problemas, com os nossos promotores a reconhecerem que temos de avançar e lidar com o vírus. De facto, muitos dos países que nos receberam querem usar as nossas provas como plataforma para mostrar ao mundo que é possível avançar apesar da pandemia. Estamos muito satisfeitos com o facto da Arábia Saudita passar a fazer parte do calendário de 2021 e estamos, igualmente, muito contentes por várias provas regressarem à competição. Queremos agradecer a todos os promotores e parceiros pelo enorme entusiasmo que mostram e a colaboração que ofereceram e estamos prontos para que 2021 seja um ano de excelentes corridas nas pistas mundiais.”
Acreditamos que Chase Carey não viu os jornais portugueses nem a polémica que se instalou pela presença da F1 em Portugal e pelo público que esteve nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve.
Aqui fica o calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021
- 21 março – Australia (Melbourne)
- 28 março – Bahrain (Sakhir)
- 11 abril – China (Shanghai)
- 25 abril – TBC (TBC)
- 9 maio – Spain (Barcelona)*
- 23 maio – Monaco (Monaco)
- 6 junho – Azerbaijan (Baku)
- 13 junho – Canada (Montreal)
- 27 junho – France (Le Castellet)
- 4 julho – Austria (Spielberg)
- 18 julho – United Kingdom (Silverstone)
- 1 agosto – Hungary (Budapest)
- 29 agosto – Belgium (Spa)
- 5 setembro – Netherlands (Zandvoort)
- 12 setembro – Italy (Monza)
- 26 setembro – Russia (Sochi)
- 3 outubro – Singapore (Singapura)
- 10 outubro – Japan (Suzuka)
- 24 outubro – USA (Austin)
- 31 outubro – Mexico (Mexico City)
- 14 novembro – Brazil (Sao Paulo)*
- 28 novembro – Saudi Arabia (Jeddah)
- 5 dezembro – Abu Dhabi (Abu Dhabi)
* ainda não são definitivos