Desporto

GP da Turquia: Lance Stroll assina a “pole position” à chuva!

Pista com alcatrão novo e encharcado, proporcionou uma qualificação diferente que gerou um “pole sitter” muito diferente do habitual.

Terá sido a mais complicada e atribulada sessão de qualificação do ano: chuva, muita chuva que levou à primeira bandeira vermelha com duração de 45 minutos após 600 segundos de Q1, uma segunda bandeira vermelha devido ao pião de Romain Grosjean (atascado na curva 1 do traçado turco).

Os dez minutos iniciais da Q1 foram dominado pelo Renault de Esteban Ocon, mas o francês foi passado por Max Verstappen, perdendo-se o piloto da casa francesa na Q3 na troca entre os pneus de chuva e os intermédios.

A Q3 eliminou Kevin Magnussen (Haas), Daniil Kvyat (Alpha Tauri), Romain Grosjean (Haas), Nicholas Latifi (Williams) e George Russell (Williams). Na Q2, foram eliminados Lando Norris (McLaren), Sebastien Vettel (Ferrari), Carlos Sainz Jr. (McLaren) e Charles Leclerc (Ferrari). Ou seja, a Ferrari começou em alta o GP da Turquia e acabou a qualificação fora da Q1 e em muito má posição.

Max Verstappen estava a caminho de um tempo canhão ao acender a cor rosa nos dois primeiros setores, abandonando a tentativa quando foi informado que os pneus intermédios eram melhores e Sergio Perez ter pulverizado os seus tempos. Com os Pirelli Cinturato verdes, o Red Bull perdeu velocidade ao mesmo ritmo que os Racing Point melhoravam em posta .

Perez fez um pião e perdeu a vez, Stroll fez tudo bem e subiu a P1 na frente de Verstappen, curiosamente, com pneus de chuva. Verstappen ficou no 2º lugar, num Q3 onde participaram, pela primeira vez, os dois Alfa Romeo – com Raikkonen a estar durante algum tempo na primeira fila da grelha de partida! – os Mercedes conheceram muitas dificuldades com Hamilton a ficar no 6º lugar e Valteri Bottas nop 9º posto, na frente de Giovinazzi.

Contas feitas, primeira “pole position” para Lance Stroll, tendo a seu lado Max Verstappen. Na segunda fila da grelha ficaram Sergio Peres (Racing Point) e Alex Albon (Red Bull) enquanto na 3º fila da grelha vão sair Daniel Ricciardo (Renault) e Lewis Hamilton (Mercedes). Seguem-se Esteban Ocon (Renault), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Valteri Bottas e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo). O GP da Turquia realiza-se amanhã às 10.10 com transmissão na Eleven 3.

Categories: Desporto, Home, Notícias

Tagged as: , , , ,