Home

A Nissan está a ponderar vender a sua parte na Mitsubishi

Para alguns pode parecer novidade. Mas há um ano que, no Japão, o AUTOBLOGUE escutou alguns responsáveis pensarem em voz alta a venda da Mitsubishi.

A Nissan tem na sua posse 34% do capital social da Mitsubishi. Que foram adquiridos quando a marca de Tóquio conheceu problemas graves. Problemas esses de manipulação de dados sobre consumos e emissões. Ilegalidade descoberta pela Nissan e que levou a casa japonesa a comprar a Mitsubishi.

A Nissan pode vender parte ou a totalidade destes 34% de quota do capital da Mitsubishi Motors. Acontecendo, a Aliança Renault Nissan Mitsubishi será muito diferente.

Após este hipotético cenário, as ações da Nissan subiram 5% no índice Nikkei de Tóquio, as da Mitsubishi cerca de 3%.

Uma das possibilidades de venda, será a alienação a uma das empresas do grupo Mitsubishi como a Mitsubishi Corporation. Empresa que já detém mais de 20% da Mitsubishi Motors.

Num email enviado à Reuters, um porta voz da Nissan diz que “não há planos para mudar a estrutura do capital da Mitsubishi!” E um porta voz da Mitsubishi afinou pelo mesmo diapasão. Acrescentando que a companhia iria continuar a colaborar com a Aliança.

Recordamos que a Nissan reduziu a previsão de prejuízos em 28% já este ano. Tudo devido à retoma da procura. Mas sobretudo pelo violento corte de custos implementado.

Já a Mitsubishi, o sexto maior construtor japonês, espera um resultado que exibe um prejuízo operacional de 140 mil milhões de ienes (1,1 mil milhões de euros).