Notícias

Jaguar Land Rover cria plataforma para testar carros autónomos

Chama-se “Future Mobility Campus Ireland” (FMCI), estará pronto em setembro de 2021 e vai testar modelos autónomos.

Este é um projeto da Jaguar Land Rover (JLR) que pretende criar uma plataforma para o teste de modelos autónomos. Será uma espécie de cidade inteligente localizada na Irlanda.

A JLR fez uma parceria com empresas como a Cisco, Seagate, Renovo e Red Hat, para desenhar uma estrada com 13 quilómetros. Estrada esta que estará englobada num complexo criado para o teste de modelo autónomos. O “Future Mobility Campus Ireland” (FMCI) está localizado perto de Limerick, Irlanda.

Este complexo está equipado com sensores, sistemas de localização, cruzamentos inteligentes e estradas ligadas. A função é oferecer uma plataforma para teste de veículos autónomos, conectados e com tecnologia partilhada.

O carro que irá testar o sistema de condução autónoma da Jaguar será o i-Pace, o SUV elétrico da casa britânica. Tudo estará pronto em setembro de 2021, mas os testes arrancam já em fevereiro de 2021.

O complexo terá ligação a uma autoestrada de 450 km e um corredor de tráfego aéreo para testar carros voadores. Este corredor pertence ao aeroporto de Shannon.

Este projeto é um dos que prova o compromisso da Jaguar com o desenvolvimento com a tecnologia de condução autónoma. Recordamos que em 2018 a JLR anunciou um acordo de longo prazo com a empresa da Google para a condução autónoma, a Waymo. Já em fevereiro deste ano, a JLR revelou o Projectyo Vector, uma totalmente nova plataforma para veículos elétricos que seja capaz de lidar com uma ampla gama de configurações para a condução autónoma.

This slideshow requires JavaScript.