Home

Caldo entornado: Jaguar Land Rover quer bloquear vendas dos SUV do grupo VW!

O dia de ontem (5ª feira) assistiu à entrega de um processo judicial por parte da Jaguar Land Rover (JLR). Qual o objetivo? Bloquear as vendas dos SUV do Grupo VW nos EUA.

Afinal, de que se queixa a JLR? Segundo os advogados do grupo britânico, os modelos SUV da Porsche, Lamborghini, Audi e VW estão a utilizar o “Terrain Response” sem autorização do dono da patente da tecnologia. E quem é o dono da patente? Exatamente, a Jaguar Land Rover!

É por esta razão que o grupo detido pelo gigante Tata Motors (Índia) entrou com este processo. Afirmando que submeteu uma patente à Comissão de Comércio Internacioonal, alega que a tecnologia ajuda a lidar com uma série de pisos e dificuldades e faz parte do equipamento de base nos Jaguar F-Pace e no Land Rover Discovery.

Mattew Moore, advogado da JLR, afirmou que “procuramos proteção para nós e para as nossas operações nos EUA de companhias que introduziram produtos que infringem as leis do mercado norte americano, com tecnologia desenvolvida e protegida por patente da JLR, sem nenhuma licença.”

A Jaguar Land Rover quer bloquear as vendas do Porsche Cayenne, lamborghini urus, Audi Q5, Q7 e Q8, além do Audi A6 Allroad, Audi e-tron e o VW Tiguan.

O processo intentado pela JLR na Comissão do Comércio Internacional pode, mesmo, impedir a venda daqueles modelos nos EUA. Este organismo quase judicial investiga praticas desonestas de comércio, entre elas, infrações de patentes. É muitas vezes acionado, pois é mais rápido que um tribunal distrital ou federal, demorando apenas 15 a 18 meses a solucionar o problema.

Mas a JLR quer mesmo resultados e instaurou processos em tribunais federais no Delaware e em Nova Jérsia, reclamando compensação financeira pelo uso indevido da tecnologia. E pronto, o grupo VW está a braços com mais um processo judicial que