Home

Mazda é a melhor marca num estudo de consumo feito nos EUA

As marcas japonesas estão em grande: com a Mazda a liderar, Toyota e Lexus ocupam o pódio no estudo dos melhores construtores para os… consumidores.

As três marcas japonesas voltaram a dominar o “Consumer Reports”, embora me 2019, tenha sido a Lexus a ocupar a primeira posição, seguida da Mazda e da Toyota. Desta feita, a melhor é a Mazda, seguida da Toyota e da Lexus.

A marca norte americana mais bem cotada entre os consumidores norte americanos é a Buick. Ficou no quarto lugar, seguida da Honda e da Hyundai, sendo estas consideradas como as mais fiáveis, de acordo com os consumidores.

Convirá lembrar que o estudo analisa, anualmente, os carros lançados entre 2000 e 2020, com dados recolhidos pela organização junto de utilizadores de cerca de 300 mil veículos. Depois, é feito um “ranking”, com esses dados, sobre a fiabilidade dos modelos, numa escala de 1 a 100. São esses pontos reunidos de todas a gamas da marca, que lhe dão a posição na tabela de fiabilidade.

Convirá dizer que os proprietários dos veículos relatam tudo, desde peças a precisar de ser substituídas, como ecrãs danificados ou outros problemas. Por isso surgem alguns detalhes curiosos, como o de um Tesla Model Y que viu a pintura começar a estalar porque tinha cabelos humanos embebidos na tinta…

A pontuação final do estudo inclui um teste de estrada, os resultados obtidos pela pesquisa do seu proprietário e se o equipamento contempla os principais sistemas de mitigação de acidente e de ajuda á condução.

Contas feitas, a Buick subiu 14 lugares desde 2019, a RAM ficou no sétimo lugar. Mas há marcas que tiveram um mau ano: a Dodge caiu para 10º, a GMC, Chevrolet, Jeep e Cadillac melhoraram face ao último estudo. Mas continuam acima do par, ou seja, com avaliação negativa. A Ford tropeçou nos atacadores e caiu para a zona das marcas menos confiáveis, caindo sete posições na classificação.

A pior de todas é a Lincoln (marca da Ford), muito devido aos novos SUV como o Aviator e Corsair, que não correram nada bem. A melhor marca europeia aparece, apenas, no 9º lugar, com uma queda de cinco lugares face ao estudo anterior.

A Mazda liderou este estudo porque, como diz a organização, a casa japonesa evoluiu sem revolucionar sempre na direção certa. Por outro lado, várias marcas consideradas como fiáveis, como a Audi ou as sul coreanas Kia e Hyundai, conheceram algumas dificuldades devido aos modelos elétricos que apresentaram demasiados problemas de fiabilidade.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: ,