Home

General Motors vai recolher quase 6 milhões de veículos por culpa da Takata

Primeiro pediu para não fazer a recolha, mas nos EUA a segurança é levada muito a sério e negado o provimento, a GM vai ter de recolher 5,9 milhões de veículos!

A culpa volta a estar nos insufladores dos airbags produzidos pela Takata. A General Motors (GM) ainda tentou impedir a recolha de tanto veículo, mas a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) não foi em cantigas.

Obrigou o gigante de Detroit a recolher SUV e pick-up (conhecidas como Trucks nos EUA) produzidos entre 2007 e 2014. Tudo porque o sistema de inflação da Takata instalado nestes modelos “possuem o mesmo risco de explosão depois de expostos durante muito tempo a elevadas temperaturas ou a humidade da maioria dos casos conhecidos de insufladores defeituosos da Takata.”

O custo desta operação será de 1,2 mil milhões de dólares e a GM já veio dizer que irá cumprir a ordem da NHTSA.

Ainda assim, num comunicado, a GM refere que “embora acreditemos que uma recolha destes veículos não garanta nem seja base científica, a NHTSA decidu que devemos substituir todos os insufladores de airbag nos veículos em questão. Segundo informação recolhida através de uma avaliação cientifica feito ao longo de vários anos, estamos em profundo desacordo com a decisão da NHTSA. Porém, iremos acatar a decisão e começar, desde já, a tomar as medidas necessárias para cumprir a ordem.”

O problema reside nos insufladores que devido ao calor ou humidade extremos podem rebentar, espalhando estilhaços de aço que podem ser potencialmente letais. Nos EUA já foram recolhidos 63 milhões de insufladores com defeito e em todo o mundo são, já, cerca de 100 milhões de 19 marcas diferentes que foram reparados.

No caso da GM, estão envolvidos modelos como o Cadillac Escalade, Chevrolet Silverado, Chevrolet Suburban, Tahoe, GMC Sierra e Yukon, todos produzidos durante oito anos.

A GM não reportou nenhum acidente ou fatalidade, mas nos EUA já faleceram 18 pessoa devido aos insufladores danificados da Takata, 15 ao volante de modelos da Honda, 2 com Ford e um num BMW em 2009.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , ,