
Conselho executivo da VW vai reunir para decidir o futuro de Herbert Diess
30/11/2020
O atual CEO “esticou a corda” e pediu uma extensão do seu contrato como CEO do grupo VW.
Depois de lhe terem retirado da mão o controlo da marca Volkswagen, o conselho executivo do grupo VW vai analisar este pedido, segundo fontes próximas do processo, citadas pela Reuters.
Uma dessas fontes referiu mesmo que “as opções existentes vão ser colocadas em cima da mesa.” O que significa que tudo está em jogo, mesmo que a VW se tenha recusado a comentar o assunto.
Segundo a Reuters, Herbert Diess terá abordado as famílias que controlam a maioria dos votos do capital do grupo no sentido de apoiarem uma extensão do seu contrato. Tudo como prova de confiança na sua liderança.
Claro está que tudo isto tem origem na oposição que o conselho de administração tem vindo a exercer contra os desejos de renovação do construtor expressos por Diess.
Recordamos que Herbert Diess foi escolhido como CEO da marca VW em 2015 e como CEO do grupo VW em abril de 2018. O seu contrato deverá expirar em 2023 e não é comum a empresa deliberar sobre extensão de contratos a tanta distância do final dos mesmos.
O conselho executivo do grupo VW é composto por Hans Dieter Poetsch, o presidente, e por Wolfgang Porsche e Hans Michel Piech, membros das duas famílias que controlam o grupo. Juntam-se a estes o responsável sindical do grupo, Bernd Osterloh e o primeiro ministro da Baixa Saxónia, Stephen Weil.