Home

VW acelera projeto para eletrificar citadinos e utilitários

O sucesso experimentado pelo grupo PSA na estratégia escolhida para a eletrificação das suas gamas, motivou a VW a acelerar um projeto semelhante.

O grupo VW, como habitualmente, chegou tarde, mas entrou em fanfarra com o ID.3 no mercado dos elétricos. E já lidera no Velho Continente e nos países nórdicos. Inclusive deu uma “tareia” à Tesla na Holanda e na Noruega!

Apesar disso, os alemães olharam com carinho para a estratégia de Carlos Tavares para a eletrificação da PSA. E percebeu que a opção por modelos 100% elétricos nos citadinos e nos SUV pequenos, por oposição à hibridização nos modelos de topo, está a surtir efeito.

Portanto, o grupo VW está a acelerar o programa de eletrificação dos carros mais pequenos. Ou seja, está a caminho um modelo abaixo do ID.3 que deverá ter um preço de arranque de 20 mil euros, devendo chamar-se ID2. Mas não se fica por aí, pois deverá vir á luz do dia um ID.1, ao nível do Up.

Recordamos que a VW já tinha em marcha, lenta, um projeto em redor de um veículo BEV (Battery Electric Vehicle) ou seja, 100% elétrico alimentada a bateria. Veículo esse que teria o tamanho de um Polo e que estará à venda, o mais tardar em 2023.

Ora, esse projeto está a ser acelerado e a VW apenas diz que devido à necessidade de reduzir custos, o carro adotará uma bateria mais convencional, menos densa, com uma capacidade em redor dos 36 kWh. Logo terá uma autonomia menor, em redor dos 200 km ou menos. Sendo um carro citadino é mais que suficiente.

Nada mais se sabe. Se o estilo seguirá os passos do ID.3, quando é que poderá ser lançado ou onde será construído. Mas acreditamos que a breve prazo teremos mais novidades.

Para a VW, estes modelos vão ajudar a baixar a média de emissão de CO2 da sua gama no Velho Continente. Além disso, diz a VW, alarga a oportunidade de experimentar um veículo elétrico a uma alargada base de utilizadores.

Recordamos que o grupo VW alargou o seu investimento no que toca aos veículos 100% elétricos e de condução autónoma para 73 mil milhões de euros, ou seja, metade do orçamento do grupo VW até 2025, que atinge 150 mil milhões de euros. A VW tem o objetivo de produzir 1.5 milhões de veículos 100% elétricos em 2025.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: ,