Home

Kawasaki apresenta inovador sistema híbridos para motos

O setor das motos tem passado ao lado das polémicas das emissões poluentes, mas os construtores vão se adiantando a possíveis limitações.

Por isso não estranha que a ideia de um sistema híbrido andasse nas bocas de alguns engenheiros e responsáveis dos maiores construtores mundiais de motos. Nunca se concretizou e alguns construtores decidiram fazer motos elétricas, como por exemplo a Harley Davidson.

Porém, a Kawasaki tem outras ideias e foi a primeira a mostrar o seu trabalho num sistema híbrido para motos.

A ideia é usar o motor de combustão interna principalmente em viagens longas ou em autoestrada, condições onde os modelos elétricos sofrem muito em termos de autonomia. Quando a moto chega a uma cidade, a mecânica desliga-se e passa a circular apenas com alimentação elétrica, contando com uma forte componente de regeneração. Nas estradas mais exigentes ou quando o condutor quer andar mais depressa, as duas motorizações combinam-se. 

O vídeo explica tudo, apresentando um protótipo que no arranque usa apenas energia elétrica, entrando em ação o motor de combustão interna ao passo que a velocidade aumenta. Olhando o vídeo, percebe-se que a moto tem uma caixa de uma única velocidade, sendo que parece que o motor de combustão está bloqueado numa relação alta e o motor elétrico oferece o binário necessária a baixa velocidade.

Veremos se a Kawasaki vai, ou não, levar esta tecnologia até á produção em série. Até porque há muitas dificuldades a superar. Desde logo onde é que será instalada a bateria e o motor elétrico, além dos controladores, sem que o peso não vá para lá de valores aceitáveis.

Categories: Home, Motos, Notícias

Tagged as: , ,