Desporto

Nikita Mazepin é piloto da Haas F1 para 2021

O russo de 21 anos assinou um contrato plurianual com a equipa norte americana, começando já em 2021.

Atualmente terceiro no campeonato FIA de F3, Nikita Mazepin não demoraria muito a chegar à Fórmula 1. O seu pai. Dmitry Mazepin é o dono da maior empresa de indústria química da Rússia, a Uralchem. Já tinha estado em luta com o pai de Lawrence Stroll pelo controlo da Racing Point, numa luta de bilionários. Perdida essa luta, chega agora a vez de Nikita Mazepin entrar na Fórmula 1 pela porta da Haas F1, largando um cheque de generosas dimensões para ajudar a equipa.

“O Nikita desenvolveu-se e tornou-se num piloto maduro tendo subido nas divisões de acesso á Fórmula 1. Por isso, estou entusiasmado para ver o que ele vai fazer na F1.” Palavras bonitas de Guenther Steiner que escondem os rublos que vão comprar o lugar de Nikita Mazepin.

Já o jovem russo disse que “a Haas está a oferecer a um jovem piloto uma oportunidade e tenho de lhes agradecer por isso. A equipa vai querer as minhas opiniões e as minhas indicações para redefinir o pacote de 2021 e para lá dessa data. Vou assumir essa responsabilidade e não vejo a hora de chegar esse dia!”

Curiosamente, Nikita Mazepin ainda não fez uma corrida de F1, mas já fez uma série de testes, nomeadamente um dia de testes com a Mercedes em Barcelona, no ano de 2019, tendo feito outros testes com carros mais antigos tal como é permitido pelos atuais regulamentos.

Os laços fortes entre a Haas e a Ferrari vão colocar, acredita-se nos bastidores da F1, Mick Schumacher ao volante do outro Haas. O filho do sete vezes campeão, Michael Schumacher, será pago pela Ferrari. Ele que vai lutar pelo título da F2 este fim de semana, com o seu colega de equipa na Ferrari Academy, Callum Illot.

O anúncio de Illot feito há dias, que não iria estar na F1 em 2021, deixam claro que em 2021 teremos o nome Schumahcer de regresso ao topo da competição automóvel.

Para já, no Sahkir GP, que se vai realizar este fim de semana no Bahrain, será Pietro Fittipaldi quem vai ocupar o lugar de Romain Grosjean. O neto de Emerson Fittipaldi, nascido em Miami, fará a sua estreia na F1, depois do jovem de 24 anos ter feito corridas na Indycar Series e no DTM.

Categories: Desporto, Notícias

Tagged as: , , , ,