Home

Christian Friedl é o novo diretor da unidade de produção da SEAT em Martorell

A partir de janeiro, Christian Friedl terá como objetivo de impulsionar a eletrificação da unidade de produção de Martorell.

O alemão vem da fábrica de Zuffenhausen da Porsche e reportará ao vice-presidente de produção e logística, Herbert Steiner.

Christian Friedl será responsável pela principal fábrica da SEAT, onde a empresa fabrica seis modelos diferentes em três linhas de produção: SEAT Ibiza, SEAT Arona, SEAT Leon, CUPRA Leon, CUPRA Formentor e Audi A1.

O novo diretor vai liderar a eletrificação da fábrica, que nas últimas semanas iniciou a produção dos modelos híbridos plug-in SEAT Leon e-Hybrid, CUPRA Leon e-Hybrid e do novo CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente pela marca CUPRA. Hoje, a fábrica de Martorell produz 2.200 carros por dia e emprega mais de 9.000 pessoas. 

O novo diretor de Martorell desenvolveu a sua carreira profissional na Porsche, onde chegou em 1999. Com curso de engenheiro mecânica tirado na Universidade de Ciências Aplicadas de Regensburg, tem ocupado vários cargos relacionados com a produção, nas áreas dos motores, carroçaria e pintura. Em 2016, foi nomeado diretor da fábrica de Zuffenhausen, onde são fabricados modelos como o 911 ou o Taycan, o primeiro veículo 100% elétrico da Porsche. 

O presidente da SEAT, Wayne Griffiths, sublinhou que “Christian Friedl é um dos melhores gestores na área de Produção do Grupo Volkswagen. Foi nomeado Diretor da fábrica da Porsche em Zuffenhausen com menos de 40 anos e dirigiu a sua expansão para acomodar a produção do novo Porsche Taycan. Com a sua liderança e a de Herbert Steiner, pretendemos transformar a fábrica de Martorell para fabricar veículos elétricos a partir de 2025.”