Desporto

Jost Capito, patrão da VW R, abandona a empresa… pela segunda vez!

Pela segunda vez, Jost Capito abandona o grupo VW, deixando para trás a presidência da Volkswagen R.

Após três anos como responsável da Volkswagen R, a divisão de performance da casa alemã, Jost Capito abandona o cargo 48 horas depois da marca ter anunciado o fim das suas atividades no desporto motorizado. Para se concentrar nos produtos elétricos e na gama ID.

Naturalmente que as coisas estão ligadas e o alemão com 62 anos, apaixonado pela competição e o responsável pelo sucesso do VW Polo no WRC, entre outras coisas, cansou-se.

Divergências com o novo CEO da VW, Ralf Brandsttater sobre o futuro d VW R e a ausência de um programa desportivo, forçaram Capito a abandonar a VW pela segunda vez em cinco anos!

Recordamos que o alemão chegou à VW como responsável da VW Motorsport em 2012 – depois de ter estado no departamento de competição da Porsche em 1989 e ter estado na gestão da Sauber em 1996 e esteve na Ford em 2001, onde mandou na divisão RS –  conquistando os Mundial de Ralis em 2013, 2014 e 2015, saindo da VW com o fim do programa no WRC, entrando na McLaren como CEO da McLaren Racing em 2016.

Não durou um ano na casa de Woking, regressando ao grupo VW para tomar conta da divisão R. Divisão que tinha estado debaixo do controlo de Ulrich RIestenpatt e estava em pleno crescimento.

O que se passou começou a crescer em 2019, quando a VW anunciou o fim do seu envolvimento no WTCR. Era cortada a única ligação do Golf R à competição esvaziando o objetivo do carro.

Depois, a VW decidiu usar o nome R num Touareg numa versão híbrida Plug In com 460 CV, mas sem alterar mais nada. Ou seja, a VW a cometer o mesmo erro que cometeu quando usou o acrónimo GTI como nível de equipamento…

Finalmente, o facto dos modelos da gama ID terem versões desportivas com denominação GTX e da Volkswagen Motorsport desaparecer, faz pensar que os planos de uma gama R dos modelos ID não vai acontecer.

Categories: Desporto, Home, Notícias

Tagged as: , , , ,