Home

Ineos compra fábrica da Daimler para produzir o Grenadier

O gigante britânico da petroquímica confirmou que chegou a acordo com a Daimler para a compra da fábrica de Hambach para produzir o Grenadier.

Foi a oficialização de um acordo que já existia entre a Daimler e a Ineos para a aquisição da fábrica localizada em França ara a construção do Grenadier 4×4, o herdeiro espiritual do Defender original.

Não há pormenores sobre os termos do contrato, mas sabe-se que até 2024 a unidade de produção de Hambach vai fabricar o Smart ForTwo Electric, bem como componentes para modelos da Mercedes. 

Com este acordo, a Ineos deixa claro que não haverá mais fábricas em lado nenhum (Portugal está fora como já se sabia) e que o plano de colocar o Grenadier no mercado em 2022 será mantido.

Desta forma, são preservados 1300 postos de trabalho, onde nesta altura trabalham 800 pessoas na produção e mais 800 nos fornecedores e em posições fora da fábrica.

A Ineos deseja uma produção anual de 25 mil unidades do Grenadier e quer começar a trabalhar, já, em janeiro de 2021.

Recordamos que a fábrica de Hambach nasceu para construir o Smart e ficou conhecida como Smartville. Está localizada em França, foi inaugurada pelo presidente francês Jacques Chirac e pelo Chanceler alemão Helmut Kohl. A produção chegou às 140 mil unidades em 2008, mas em 2019 não foi além das 70 mil. 

Não esquecer que a Ineos deverá usar o hidrogénio no futuro, tendo recentemente assinado um acordo com a Hyundai para explorar o uso futuro da tecnologia “fuel cell” da casa coreana no Grenadier.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , , ,