Antevisão

Hyundai confirma lançamento do Ioniq 5 em 2021

Com base na plataforma dedicada a modelos 100% elétricos desenvolvida pela Hyundai e pela Kia, o novo Ioniq chega já em 2021.

A nova marca elérrica da Hyundai chama-se Ioniq e o primeiro modelo será o 5 que estará disponível nos primeiros meses de 2021.

Ou seja, dentro do primeiro semestre, a Hyundai vai colocar em marcha a submarca Ioniq com o lançamento do primeiro de três modelos previstos para os próximos quatro anos.

A Ioniq seguirá a ideia da VW com a ID, ou seja, os carros terão números ao invés de nomes com os números ímpares a traduzirem a oferta SUV e crossover, os números pares são destinados a berlinas, carrinhas e outros modelos.

O Ioniq 5 é um crossover baseado no protótipo 45 apresnetado em 2019 em Frankfurt. Sabe-se, agora, que a Hyundai vai incluir três novidades: será o primeiro veículo V2L, ou seja, com tecnologia de carga bidirecional que permite ao utilizador fazer do seu Ioniq 5 um acumulador de energia e fazer descarga no sistema de alimentação doméstica ou na rede de energia em caso de um pico de necessidade energética.

O outro extra é a capacidade de carga rápida, embora a Hyundai não tenha revelado dados sobre isso. Quanto ao terceiro extra serão funções novas que serão anunciadas mais tarde.

Depois do Ioniq 5, será a vez do lançamento do Ioniq 6 em 2022. Uma berlina desportiva que beberá inspiração no protótipo Prophecy. Depois será o Ioniq 7, um SUV de largas proporções que chegará em 2024.

Não há imagens de nenhum dos modelos, apenas as silhuetas, sabendo-se que a Hyundai quer dar a estas unidades da Ioniq um estilo diferenciado. O Ioniq 5 não deverá ser muito diferente do protótipo 45.

Todos eles terão como base a nova plataforma para veículos 100% elétricos conhecida como EGMP e que o AUTOBLOGUE já apresentou. 

Hyundai E-GMP é a nova plataforma dedicada a veículos elétricos da casa coreana

A Hyundai Motor apresentou a Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), a primeira base totalmente dedicada a veículos elétricos.

Os carros da Ioniq terão conectividade reforçada e o atual Hyundai Ioniq não fará parte desta gama, pelo que ou será descontinuado ou receberá outra roupagem e objetivo.

A Hyundai deseja lançar 16 novos modelos 100% elétricos até 2025 tendo como objetivo vender mais de meio milhão de unidades, grosso modo, 10% das suas vendas de 2019. Como Hyundai Motor Group, a casa coreana quer ser dona de 5% da quota de mercado mundial e liderar a transição para uma empresa líder no fornecimento de soluções inteligentes de mobilidade.