Desporto

Novo Porsche 911 GT3 Cup é a primeira declinação desportiva do novo 992

A grande novidade é que este carro de competição utiliza combustível sintético, sendo capaz de ser mais rápido que o anterior 1% à conta da potência, da aerodinâmica e do chassis.

A versão de estrada do 911 GT3 só chega ao mercado em 2021 e a Porsche Super Cup e os diversos Porsche Carrera Cup também vão ter novo GT3 Cup, carro que a Porsche acaba de revelar. 

Baseado na nova geração 992, manteve o motor boxer de seis cilindros com 4.0 litros sem turbo. Mas agora é capaz de chegar às 8400 rpm e debita mais 25 CV, ou seja, o 911 GT3 Cup tem, agora, 510 CV com um binário de 470 Nm.

Como dissemos acima, o carro está pensado para usar combustível sintético que a Porsche reclama reduzir significativamente as emissões de CO2 durante as corridas.

Em termos de manutenção, o motor de cárter seco exige revisão a cada 100 horas de competição. Já a caixa sequencial de seis velocidades tem de ser aberta a cada 60 horas de utilização em pista.

A carroçaria está baseado no 911 Turbo, logo é mais larga. O que permitiu alargar a via traseira 28 mm e colocar dois permutadores de calor á frente das rodas traseiras.

Com maior largura, a asa traseira também aumentou e a carroçaria é feita de uma mistura de 70% de alumínio e 30% de aço. Exatamente o inverso do que sucedia anteriormente.

O carro está mais pesado 35 kgs que o antecessor, tendo 1260 kgs de peso oficial. No que toca à suspensão, o novo 911 GT3 Cup tem duplo triângulo e uniões “Uniball” no eixo dianteiro. Os amortecedores também são novos e dispensam a bomba hidráulica para funcionarem.

Respondendo às necessidades dos clientes, a posição de condução tem muito mais afinação no banco, pedais e volante. O ecrã que serve de painel de instrumentos foi modificado mantendo as 10,3 polegadas, a afinação da repartição de travagem é feita através de um botão rotativo e os botões do volante têm, agora, outra lógica. A colocação de um segundo banco foi facilitada para que possam ser feitos “co-drives” mais facilmente.

O novo Porsche 911 GT3 Cup começará a ser entregue a partir de Fevereiro. O carro custa 225 mil euros mais impostos.