Desporto

Porsche vai regressar ao Mundial de Endurance em 2023

O conselho executivo da Porsche AG deu à luz verde para que a casa de Zuffenhausen inicie o desenvolvimento de um carro para o WRC sob as regras LMDh.

Conforme a Porsche anunciou, foi um longo processo de avaliação que verteu em favor da Porsche Motorsport. Está confirmada, assim, a participação da Porsche no WEC a partir de 2023.

A Porsche assinala o facto do regulamento LMDh ser igual nos dois lados do Atlântico, ou seja, no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e no Campeonato IMSA norte americano.

Segundo diz a Porsche, ambos os campeonatos são muito significativos para a Porsche. Acolhendo com muito agrado e entusiasmo a introdução deste novo regulamento, a casa de Zuffenhausen vai apostar uma vez mais na competição de endurance com carros de mil quilos e potencia limitada aos 500 kW (680 CV).

“As corridas de endurance fazem parte do ADN da nossa marca” referiu Oliver Blume, o CEO da Porsche, acrescentando que “a nova categoria LMDh vai permitir-nos lutar pelas vitórias á geral, com um sistema híbrido, em Le Mans, Daytona, Sebring e outras clássicas sem ter de entrar na falência. O projeto é extremamente atrativo para a Porsche.”

Segundo a Porsche Motosport, pela primeira vez em 20 anos vai ser possível lutar pelas vitórias com viaturas idênticas em provas em todo o globo com a mesma regulamentação. 

Além disso, os carros estão baseados em chassis LMP2 melhorados e é uma regulamentação focada na eficiência e nos custos reduzidos. Há quatro chassis disponíveis no mercado e o sistema híbrido e o controlo eletrónico do sistema, são iguais para todos. Liberdade total para selecionar o motor térmico que mais lhe aprouver, dentro de limites ditados pelos regulamentos.