Home

Ford usa camisola natalícia para aumentar segurança

Chamam-se “camisolas feias de Natal”, mas todos as usam nesta época, mesmo em pandemia. A Ford quer dar-lhe um uso diferente.

Pode parecer-se com qualquer outra roupa festiva, mas a camisola de Natal “Distância Segura” tem um presente especial para ciclistas e condutores de scooters. 

Pequenos projetores escondidos nos chifres das renas, nariz e cauda que iluminam o chão à volta do utente.

Marcam uma “zona segura” de 1,5m na forma de uma árvore de Natal para que os outros utentes da estrada saibam dar-lhes espaço suficiente ao ultrapassar. 

Esta camisola faz parte da campanha em curso da Ford “Partilha a Estrada” e utiliza a tendência popular e crescente do uso das camisolas de Natal. 

Neste caso para destacar uma questão chave que os ciclistas e os condutores de scooters vivenciam quando se trata de se sentirem seguros na estrada. Quase 80 por cento dos ciclistas afirmam que as ultrapassagens rentes dos veículos são a sua maior ameaça e cerca de nove em cada dez ciclistas habituais declaram viver uma situação destas pelo menos uma vez por semana.

Embora os países europeus tenham regras diferentes sobre as distâncias seguras de ultrapassagem, 1,5 m é geralmente considerado uma distância segura no tráfego a velocidades lentas2, subindo para 2m quando se viaja a velocidades superiores a 48 km/h.

Esta camisola chega numa altura do ano em que ciclistas e motociclistas são também particularmente vulneráveis devido aos períodos mais longos de escuridão. Embora, em 2020, a camisola de Natal “Distância Segura” possa ser também útil para os peões já que as distâncias de segurança se tornaram parte da psique comum.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , ,