Home

Carro do Ano 2021: já há lista final dos candidatos à vitória

Serão 29 os modelos candidatos à vitória no prestigiado “Car of the Year 2021”.

O júri, constituído por 60 jornalistas de toda a Europa – com destaque para dois portugueses, Francisco Mota (www.targa67.motor24.pt) e Joaquim Oliveira – conseguiu testar estes 29 automóveis.

A lista tinha 38 modelos, mas as constrições provocadas pela pandemia de Covid-19 impediu a realização dos necessários ensaios a todos os veículos, pelo que a lista acabou encurtada.

Na eleição do “Car of the Year” é a organização do mesmo que estabelece as regras segundo as quais são eleitos os modelos que são submetidos ao escrutínio dos 60 jornalistas que fazem parte do júri.

Ou seja, não há inscrições ou pagamento de inscrições por parte dos construtores. Apenas a disponibilidade para colocarem à disposição dos jurados os veículos que foram admitidos caso desejem aceitar a nomeação.

Recordamos que o “Car of The Year” começou em 1964, sendo o mais antigo e o mais prestigiado troféu entregue à indústria automóvel. Existe, também, o “World Caf of the Year” e, depois, muitos prémios nacionais.

Sabe quais são os candidatos ao “Carro do Ano Troféu Volante de Cristal” em Portugal?

Em Portugal realiza-se o “Carro do Ano – Troféu Volante de Cristal”, organizado pela SIC e pelo Expresso e que conta com um júri composto pelos principais meios e jornalistas nacionais ligados ao automóvel.

Quanto aos modelos que estão apurados para lutarem pelo título de “Car of The Year 2021” são os seguintes:

Audi A3

BMW Série 4

Citroen C4

Cupra Formentor

Dacia Sandero

Fiat Nuova 500

Ford Explorer

Ford Kuga

Honda e 

Honda Jazz

Hyundai i10

Hyundai i20

Hyundai Tucson

Kia Sorento

Land Rover Defender

Mazda MX-30

Mercedes GLA

Mercedes GLB

Mercedes GLS

Mercedes Classe S

Peugeot 2008

Polestar 2

Seat Leon

Skoda Octavia

Toyota Mirai

Toyota Yaris

Volkswagen Golf

Volkswagen ID.3

Passadas as festas natalícias e de final de ano, os 60 jornalistas que fazem parte do júri vão ter de eleger, entre estes, os 7 finalistas. Isso acontecerá já no dia 5 de janeiro, para que no dia 2 de março seja anunciado o vencedor.