Ensaios

Ensaio Volkswagen Tiguan TDI 150: as razões por que este é o SUV mais vendido na Europa

Refinado. Sólido. Sensível. Pensado e feito com precisão para atingir e liderar o mercado dos SUV. Chama-se Tiguan e depois de nova remodelação, este ensaio vai-lhe explicar porque é que este VW lidera o mercado dos SUV. 

Rating: 8 out of 10.
  • A Favor – Refinado, Interior espaçoso
  • Contra – Frio, pouco entusiasmante na condução

A VW tem vindo a evoluir o Tiguan ao longo do tempo e, metodicamente, dotando-o das ferramentas necessárias para destronar o Nissan Qashqai da liderança dos SUV/crossover. A segunda geração é um verdadeiro sucesso assente nos pilares que acima referimos.

Um dos segredos do Tiguan é o seu amadurecimento e aquilo que a VW colocou debaixo do manto. Esse reforço empurrou o SUV da VW para cima tornando-o rival, por exemplo, do Land Rover Discovery Sport. O uso da plataforma MQB permite que haja um pouco mais de espaço no interior e, também, oferece um comportamento de excelência, mesmo que como bom alemão de Wolfsburg a emoção seja subjugada á razão.

Como é o interior do Tiguan?

Tipicamente Volkswagen, ou seja, ergonomicamente próximo da perfeição, montado com rigor e com materiais de qualidade superior. O lado lunar está no facto de ser um habitáculo aborrecido. Mas isso acaba por ser esquecido devido á qualidade.

Depois temos a tecnologia embarcada como o “vrtual cockpit” com instrumentação digital – que continua com pouca personalização – e o sistema de info entretenimento semelhante ao do Golf com tudo controlado através do ecrã.

Até os comandos da climatização passam a ter comandos sensíveis ao toque como no Golf. A integração do smartphone é total.

Enfim, sentado no Tiguan sentimos que estamos num… VW, pois há muitas semelhanças com o resto da gama do construtor alemão. O que é bom sinal, pois vamos bem sentado, estamos confortáveis com boa insonorização. 

E em tudo isto que acabei de lhe dizer, está um dos pilares que fazem do Tiguan um enorme sucesso. Quem quer um SUV, como o caro leitor, deseja um carro que tenha qualidade e seja agradável de viver, até porque muitos de vós vieram dos monovolumes. E ainda hoje chora baba e ranho pelo seu MPV, pelo espaço, pelo conforto e pela presença.

O Tiguan não tem o espaço, mas tudo o resto está à mão e por isso satisfaz clientes como o nosso leitor. E se o espaço for mesmo uma questão decisiva, tem sempre o Allspace, que oferece mais 100 litros de capacidade na mala e dois bancos escondidos debaixo do piso.

E como é o Tiguan na estrada?

Como disse acima, a plataforma MQB é um garante de um comportamento preciso, seguro e eficaz. O Tiguan não é diferente de modelos como o Kodiaq da Skoda ou todos os modelos que utilizam a mesma base.

O Tiguan tem um comportamento semelhante a um carro e não um SUV. E nesta versão R-Line com pneus de melhor desempenho e suspensão ligeiramente mais dura, o Tiguan encoraja-nos a tentar explorar territórios que não são, habitualmente, permitidos aos SUV.

Aliás, todos sabemos que os SUV não são máquinas desportivas. Por outro lado, os melhores pneus e as jantes maiores prejudicam um pouco o conforto.

Quando usar o Tiguan para ir buscar os filhos ao colégio, o VW é refinado e fácil de usar. Sem ninguém dentro do carro, é possível andar depressa e encarar estradas sinuosas. 

O Tiguan é eficaz, mas não deixa aquela sensação de prazer de condução. O motor 2.0 TDi com 150 CV e caixa DSG de sete velocidades, alia-se ao baixo peso – 1542 kgs é peso pluma para um SUV – para boas performances.

Enfim, o Tiguan R-Line é um SUV de qualidade em termos de comportamento até porque não tem desafios por aí além em termos de massa devido ao referido peso reduzido.

Olhando para as dimensões do Tiguan, fica evidente que o SUV da VW é um pouco mais pequeno que o habitual – olhando ao Karoq, por exemplo, para ficar dentro do grupo VW – o que oferece vantagens no que toca ao estacionamento, prejudicando a habitabilidade.

E como é o Tiguan em termos de consumos?

A VW reclama, em ciclo WLTP, um valor de 5,1 litros por cada centena de quilómetros. Confesso que não consegui chegar a esse valor tendo alcançado 6,1 l/100 km, ou seja, um litro mais. Parece-me muito bem e não é por aí que haverá algum problema no que toca ao consumo.

Com tantas qualidades, o Tiguan é caro?

Sim, são mais de 48 mil euros o preço final do carro nesta versão R-Line. Há modelos mais baratos, mas com menos equipamento. E neste particular, o Tiguan tem, praticamente, tudo! 

Portanto, se olhar para um copo meio vazio, dirá que é caro. Se for mais otimista, dirá que o preço justifica-se devido ao que o Tiguan oferece.

O que é que eu penso do Tiguan?

Este é o melhor Tiguan. É, de facto, um dos melhores SUV e justifica com a qualidade, refinamento, comportamento e utilização, a liderança do segmento. A versão R-Line destaca as linhas do SUV e dá-lhe uma dimensão Premium. O equipamento é completo e o motor turbodiesel continua a ser a melhor opção. Enfim, o Tiguan é um carro onde nos sentimos bem e não tenho dificuldade nenhuma em dizer que este é dos melhores carros da VW. E olhem que na marca de Wolfsburg não faltam carros de qualidade. Pode não ser barato, mas um Golf carregado de equipamento também não é e o Tiguan dá muito mais nas vistas…

Ficha técnica

Motor

Tipo: 4 cilindros em linha, injeção common rail turbodiesel

Cilindrada (cm3): 1968

Diâmetro x Curso (mm): nd

Taxa de Compressão: nd

Potência máxima (CV/rpm): 150/4000

Binário máximo (Nm/rpm): 360/1600 – 2750

Transmissão: dianteira com caixa DSG de 7 vel.

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente multibraços

Travões (fr/tr): discos ventilados/discos

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 9,4

Velocidade máxima (km/h): 201

Consumos misto (l/100 km): 5,1 

Emissões CO2 (gr/km): 121

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4509/1839/1675

Distância entre eixos (mm): 2678

Largura de vias (fr/tr mm): 1579/1569

Peso (kg): 1542

Capacidade da bagageira (l): 615 – 1655

Deposito de combustível (l): 58

Pneus (fr/tr): 245/45 R19

Preço (Euros): 48.577