Elétricos

Olha, a moda veio para ficar! Mais um “fofinho” elétrico chamado Toyota C+Pod

Aqui está mais um citadino elétrico que se vem juntar aos modelos que já apresentámos e ao Ami da Citroen. Vem da Toyota e chama-se C+Pod.

Foi revelado no ano passado como Urban Compact BEV Concept e foi pensado para ser usado por organizações governamentais e empresas que funcionam dentro das cidades, sendo disponibilizado dos privados em 2022.

Utiliza um motor elétrico montado na traseira que acionam as rodas traseiras. Tem uma potência de 12,3 CV e 56 Nm. A velocidade máxima é de 60 km/h.

A bateria, localizado debaixo do piso, tem uma potência de 9,06 kWh, oferecendo uma autonomia de 150 km, demorando cerca de 5 horas para ser carregada numa tomada de 200 volts e 16 horas na tomada de 100 volts.

O C+Pod tem travões de disco à frente, tambores no eixo traseiro, tem molas e amortecedores convencionais à frente e um eixo de torção na traseira.

Os painéis exteriores são feitos em material plástico para reduzir o peso. O pequeno EV será disponibilizado com duas cores de carroçaria.

No que toca às dimensões, o C+Pod tem 2490 mm de comprimento, 1290 mm de largura e 1550 mm de altura e 1780 mm de distância entre eixos. A altura ao solo é de 145 mm, o diâmetro de viragem é de 3,9 metros e o peso de 670 kgs.

Tem lugares para dois, oferece ar condicionado, bancos aquecidos, espelhos exteriores reguláveis eletricamente, fecho central de portas e um painel de instrumentos digital.

Os elementos de segurança são muitos com destaque para o sistema de pré-colisão com leitura de obstáculos, pessoas, ciclistas, de dia e de noite e ainda um sonar de travagem de emergência autónoma. 

O Toyota C+Pod foi lançado no dia 25 de dezembro no Japão com o preço de 1,650,000 yen, qualquer coisa como 13.500 euros. Desconhece-se se a Toyota vai trazer o C+Pod para o Velho Continente.