Home

Sabia que a Tesla poderia ser, hoje, uma marca Apple?

O patrão da Tesla, Elon Musk, gosta de se vangloriar e usar o Twitter para isso. Diz ele que a Apple poderia ter comprado a Tesla. Tim Cook, o CEO da Apple é que não quis…

Conhecem a história do gato e do rato? Em que o gato anda atrás do rato, umas vezes chateiam-se, outras são cúmplices, outras fazem guerra psicológica com o roubo de matéria cinzenta um ao outro?

Enfim, esta analogia aplica-se à Tesla e à Apple, dois gigantes que poderiam ser apenas… um!

Isto porque entre 2014 e 2016, Elon Musk tentou falar com Tim Cook e vender a Tesla à Apple. 

Quem o revelou foi Musk, no Twitter. Diz o sul africano que “durante o pior período de desenvolvimento do Model 3, tentei falar com Timo Cook para discutir uma eventual compra da Tesla pela Apple (por 1/10 do valor atual da marca”. Ele recusou o encontro.”

Ou seja, Tim Cook perdeu a oportunidade de gastar 49 mil milhões de euros de uma marca que, caso tudo sucedesse como até hoje, valeria 493 mil milhões de euros. 

Obviamente que esta história tem outros contornos que nos levam a uma dúvida universal: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Neste caso, quem quis comprar quem?

Craig Erwin, analista financeiro, disse em 2019 que foi a Apple quem tentou comprar, em 2013, a Tesla, com um preço de 197 euros por ação.

Curiosamente, a Apple, pouco depois, lançou o seu programa automóvel. Fruto da incapacidade de comprar a Tesla? Quem sabe…

Tim Cook confirmou essa tentativa em 2017 e o projeto Titan que, entretanto, andou pelas ruas da amargura, mudou de direção amiúdes vezes e parece estar num limbo do qual não se sabe se alguma vez vai acordar.

Porém, nos últimos dias, o projeto “Apple Car” ganhou dinamismo com a Apple a querer lançar um carro elétrico e Premium. Igualzinho ao que faz a Tesla!

Depois de ter abandonado a ideia em 2016, há dois anos que a Apple recrutou vátios empregados ou ex-empregados da Tesla. Entre eles um dos ex-responsáveis pelos motores da Tesla.

Ou seja, a Apple, claramente, voltou à ideia de fazer um carro. E vão havendo, aqui e ali, rumores que apontam para a negociação com fornecedores da indústria automóvel e que a Apple está à procura de um local para instalar uma fábrica para o “Apple Car”. Mas isso só será uma realidade lá para 2024 ou 2025. Caso venha, mesmo, a existir um “Apple Car”.