Elétricos

FCA vai investir 166 milhões de euros em fábrica na Polónia

A unidade de produção de Tichy, na Polónia, vai receber investimento de 755 milhões de zlotys, qualquer coisa como 166 milhões de euros.

Este investimento destina-se a modernizar a unidade no sentido de passar a produzir os modelos híbridos e elétricos a partir de 2022.

O primeiro ministro polaco, Jaroslaw Gowin, disse em declarações à Reuters, que “serão produzidos modelos elétricos e híbridos para a Jeep, Fiat e Alfa Romeo a partir de 2022 na fábrica de Tichy.” E disse, ainda, que mais investimentos podem seguir-se.

A Polónia quer cativar estes investimentos para igualar o que tem sido feito nos países limítrofes como a República Checa ou a Eslováquia.

A FCA está no meio de um processo de fusão com a PSA, mas continua a valorizar o seu parque produtivo. E a fábrica de Tichy, uma das maiores e que emprega cerca de 2500 pessoas, já começou a ser melhorada em 2020.

A FCA irá oferecer opções eletrificadas em toda a gama Jeep, estando previsto um investimento superior a 8 mil milhões de euros na eletrificação nos próximos dois anos.

Recordamos que a unidade de Tichy fabrica o Fiat 500 e o Lancia Ypsilon, tendo produzido 263 mil unidades em 2019, a maior parte delas para exportação.