
Dakar 2021: Nasser Al-Attiyah começa com pé direito tal como Ricky Brabec
02/01/2021
A edição 2021 do Dakar, realizada em solo da Arábia Saudita, já começou com a realização do prólogo, ganho por Nasser Al-Attiyah, nos carros, e Ricky Brabec, nas motos.
Foram apenas 11 km de aperitivo, mas como sempre, o três vezes vencedor do Dakar não deixou créditos por mãos alheias. Ao volante da renovada Toyota Hilux, foi o mais veloz e será o primeiro a partir, amanhã, para a primeira etapa da prova.
Nasser Al-Attiyah cumpriu a distância em 5m48s, mas teve de dividir o protagonismo com Brian Baragwanath. Quem?

O piloto sul africano que venceu duas etapas do Dakar em 2016 com um quad (motor de quatro rodas), está na edição 2021 ao volante de um Century CR6, um buggy. E conseguiu igualar o tempo do piloto do Qatar.
Foi o único que se permitiu imiscuir entre a armada Toyota, pois a seguir a Baragwanath ficaram, por esta ordem, Yazeed Al-Rajhi, Jakob Przygonski e Bernhard Tem Brinke.
O grupo dos Mini foi liderado por Orlando Terranova, com o sexto lugar, mas tanto Stephane Peterhansel como Carlos Sainz, ficaram fora dos 10 melhores: o francês foi 14º e o espanhol apenas 28º, mas a apenas 36 segundos de Al-Attiyah.

Dentro do Top 10 ficou Sebastien Loeb, ao volante do BRX do Bahrain XTreme Raid Team feito pela Prodrive (10º).
Hank Lategan (Toyota Hilux), Mathieu Serradori (Century CR6) e Khalid Al Qassimi (Abu Dhabi Racing/Peugeot 3008 DKR) também encontraram um lugar entre os 10 melhores.

Já Ricardo Porém, o piloto português da Borgward, ficou no 17º lugar a 19 segundos do vencedor do prólogo.
Dizer que o vencedor de Le Mans, Roamn Dumas, ficou apenas no 63º lugar demorando mais de 10 minutos para fazer o prólogo e que Giniel de Villiers (Toyota) não foi além do 18º lugar.
Nas motos, Ricky Brabec (Honda) bateu o espanhol Joan Barreda Bort (Honda) por massivos 24 segundos, fechando o pódio o australiano Daniel Sanders, a melhor KTM. O alemão Sebastian Buhler levou a Hero ao quinto lugar atrás da Yamaha de Ross Branch, piloto do Botswana.
A fechar o Top 10 ficaram Toby Price (KTM) e Joaquim Rodrigues (Hero), ambos a mais de 1 minutos do norte americano. Rui Gonçalves (Sherco) foi 20º a 2m20s e Alexandre Azinhais (KTM), na categoria Marathon, terminou o prólogo em 71º a 11m28s.
Entre os quads, o melhor foi Alexandre Giroud, seguido de Manuel Andujar e de Kamil Wisniewski. Kris Meeke foi até ao Dakar com um Zephyr assistido pela PH Sport, e foi o mais rápido nos “Lightweight Veihcle” (LV), enquanto que nos SSV o melhor foi Austn Jones num Can-Am. Rui Carneiro foi 9º nos LV, enquanto Lourenço Rosa foi 21º no Can-Am da South Racing.
Nos camiões, vitória para Siarhei Viazovich, que levou o MAZ a bater o seu colega de equipa Aliaksei VIshneuski, ficando Martin Macik (Iveco Powerstar) no terceiro lugar.
Amanhã disputa-se a primeira etapa entre Jeddah e Bisha, com 345 km de ligação e 277 km contra o cronómetro.