
Fusão PSA – FCA vai ser votada pelos acionistas esta segunda feira
04/01/2021
Aprovada pela comissão da concorrência da União Europeia, a fusão que vai dar origem à Stellantis vai ser votada, hoje, pelos acionistas dos dois grupos.
Não haverá problemas nesta votação que abrirá a porta à fusão entre o Grupo PSA e o grupo Fiat Chrysler Automobiles, dando origem ao quarto maior grupo automóvel mundial.
E que vai juntar duas dinastias da indústria automóvel universal: as famílias Peugeot e Agnelli.
A aprovação será um mero proforma que permitirá concluir a fusão antes da data prevista que era o final do primeiro trimestre de 2021, nascendo a Stellantis.
As reuniões de votação serão feitas virtualmente devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19.
Assim, Louis Gallois, presidente do conselho de gestão da PSA, liderará os executivos do grupo francês, que se reunirão na sede do grupo em Velizy, arredores de Paris, logo de manhã. Mais tarde, por volta das 14.30 horas, a FCA desenvolverá uma reunião virtual liderada por John Elkann e transmitida desde Amesterdão, onde está a sede da FCA e onde estará a sede da Stellantis.
Apesar de uma revisão dos termos do acordo devido à pandemia de Covid-19, a fusão vai ser uma realidade e oferecerá a criação de sinergias no valor de 5 mil milhões de euros, com 80% desse valor a ser alcançado em 2024.
Três quartos dessa sinergia é alcançada pela combinação de tecnologias, plataforma e produtos, além das aquisições centralizadas.
Segundo reclamam os responsáveis, o primeiro ano da fusão gerará mais valor que os custos da fusão, estimados em 4 mil milhões de euros.
Com a fusão, o grupo PSA deixa de estar dependente, apenas, do mercado europeu, penetrando no mercado norte americano através da FCA. Por seu turno, a FCA deixa de estar dependente dos lucros vindos do mercado norte americano.
A PSA amortizará mais depressa os avultados investimentos feitos, enquanto a FCA beneficiará desses investimentos. Finalmente, com a dimensão gerada – apesar da fusão dar origem a um gigante que será o 4º maior em termos de produção, será o 6º em termos de vendas olhando aos números de 2020 – a penetração no mercado chinês será mais fácil.
As marcas mais vendidas da PSA e FCA
Marcas Vendas 2020 (jan.-set.) Diferença face a 2019 (%)
Jeep 860.753 -23
Peugeot 764.720 -29
Fiat 760.541 -25
RAM 526.966 -15
Citroen 507.800 -33
Opel/Vauxhall 443.160 -43
Dodge 237.422 -39
Chrysler 79.021 -21
Alfa Romeo 41.116 -39
DS 32.777 -18
Lancia 29.393 -36
Maserati 11.456 -40
Stellantis 4.295.125 -29