Desporto

Dakar 2021: mais um piloto da Hero quase morreu hoje depois de violento acidente

O piloto indiano Santosh Chunchanaguppe Shivashankar sofreu hoje uma violenta queda que, não fosse um dos adversários na corrida, poderia rer redundado em nova morte no Dakar.

Tudo aconteceu ao km 135 da especial de hoje entre Wadi Ad-Dawasir e Riyadh. O piloto indiano acertou numa pedra e deu uma queda muito violenta. Paul Spierings, aos comandos de uma Husqvarna, foi o primeiro a chegar ao local do acidente, onde também estava caído o seu companheiro de equipa, Maurizio Gerini.

Segundo declarações de Spierings “vi duas motos caídas e ambos os pilotos estavam no chão, um do lado esquerdo e outro do lado direito. O Gerini estava bem e levantou-se correndo para o Santosh.”

O piloto da Husqvarna sustentou que “quando parei a minha noto, antes da pedra onde eles acertaram, coloquei a minha moto e acionei o botão de emergência. Fiz-lhe as manobras de ressuscitação e quinze minutos depois chegaram três helicópteros da organização. Eles assumiram o controlo, afastei-me, mas pareceu-me que o coração já batia e fiquei muito aliviado com isso.”

Santosh foi estabilizado e levado de helicóptero para o Al Diuwadini para o hospital de campanha avançado, com suspeitas de um ferimento grave na cabeça. Depois foi enviado pelo mesmo meio para o Hospital Alemão de Riyadh.

Mais tarde, a organização comunicou que o piloto indiano estava em coma induzido para evitar que houvesse choque e agitação, impedindo a realização dos necessários exames para perceber se há mais lesões.

Num comunicado, a Hero refere que “o Santosh sofreu um grave traumatismo na cabeça. Está sedado e estará em observação durante a noite, sendo submetido a mais exames amanhã.”

Recordamos que a Hero, marca indiana, perdeu em 2020 o piloto português Paulo Gonçalves, depois de uma violenta queda na sétima etapa. E por isso mesmo, Wolfgang Fischer, o responsável da equipa Hero, referiu no final da etapa que “foi um dia emocionalmente difícil para nós, pois foi na mesma etapa que perdemos o Paulo o não passado. O Santosh teve um queda feia hoje, está fora de prova e desejamos que melhore rapidamente.”

Quanto ao lado desportivo, o alemão referiu que “nesta etapa tivemos o nosso melhor resultado com o J-Rod (Joaquim Rodrigues) a fazer um excelente sexto lugar. O Buhler estava a fazer uma bela especial até cometer um pequeno erro que o atrasou.”

Categories: Desporto, Home, Notícias

Tagged as: , , , , ,