Home

Novo Honda Civic foi “apanhado” com a carroçaria que nos interessa

A 11ª geração do Civic já tinha sido surpreendida, mas na versão de três volumes. Agora foi a vez de ser “apanhado” com a carroçaria que nos interessa, a de cinco portas.

A nova geração do Civic vai ser lançada este ano e está já nos testes finais. Porém, só agora foi vista a versão de cinco portas, a que mais interessa ao mercado português, que publicamos com a devida vénia ao site Autocar.

O segundo semestre verá esta 11ª geração chegar e o protótipo apanhado mostra muito do que será o novo carro.

A frente do Civic “apanhado” é muito semelhante á do protótipo já revelado, mas a partir do pilar C, tudo é diferente com o arco das portas a descer até aos farolins, a delimitar a zona do portão traseiro.

Uma zona do carro que é muito diferente da versão de três volumes. Percebe-se que a Honda vai prescindir do spoiler traseiro que dividia o óculo traseiro e que “viveu” nas últimas três gerações. Ou seja, o Civic terá um aspeto muito mais convencional.

Os farolins traseiros são mais finos e os toques tuning como o difusor e as saídas de ar falsas desapareceram.

Não há muito mais pormenores sobre o carro, apenas que o interior será muito mais conservador e minimalista, mas os desenhos que já foram apresentados podem não ser definitivos.

A Honda quer eletrificar toda a sua gama europeia até 2022, pelo que o Civic não vai escapar a esse desejo. Por isso acreditamos que o Civic será equipado com o sistema híbrido eHEV.

Utilizado no Jazz e no CRV, utiliza um motor a gasolina que se desliga das rodas motrizes quando em modo híbrido, passando o motor a funcionar como gerador para o motor elétrico. Volta a ligar o motor a gasolina às rodas motrizes graças à caixa com apenas uma velocidade, embora não seja uma caixa CVT, sempre que as cargas no acelerador sejam maiores. O sistema pode ter vários níveis de potência.

Outra decisão que terá de ser tomada é sobre o local de produção do Civic. A fábrica de Swindon, no Reino Unido, será fechada no final do ano. Portanto, onde será produzido o Civic?

Rumores dizem que será no Japão, aproveitando a Honda os acordos de comércio feitos entre o país do Sol Nascente e a União Europeia. Daqui a uns meses saberemos todos os detalhes.