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Novo Jeep Grand Cherokee L oferece luxo e tecnologia e aponta aos modelos da Mercedes e da BMW

Apesar de ser facilmente reconhecível como um Jeep, o novo Grand Cherokee L tem pouco a ver com o familiar Grand Cherokee, começando pelo estilo.

O Jeep Grand Cherokee L é, realmente, diferente do conhecido Grand Cherokee. É verdade que reconhecemos facilmente este como um Jeep, mas há muitas coisas alteradas.

Desde logo a frente que tem muitas semelhanças com o protótipo Grand Wagoneer com uns faróis finos, uma ampla entrada de ar inferior e a icónica grelha de 7 aberturas. Juntam.se as discretas luzes diurnas posicionadas na parte inferior do redesenhado para choques.

O aumento do comprimento para albergar uma terceira fila de bancos é plenamente percetível. A distância entre eixos de 3.091 mm e o comprimento de 5,2 metros.

Na traseira, os farolins são mais estreitos. Na lateral mantiveram-se as cavas das rodas quadradas.

O interior é muito diferente do Grand Cherokee. Desde logo pelo novo tabliê com um painel de instrumentos totalmente digital com 10,3 polegadas totalmente configurável. 

O ecrã do sistema UConnect 5, tem 8,4 polegadas, podendo ser de 10,1 polegadas deitando mão à lista de opcionais. Este sistema tem Apple Car Play e Android Auto sem fios, navegação avançada e toda a panóplia de ajudas á condução e de segurança. Há 12 tomadas USB do tipo A e C espalhadas pelo interior. O volante também é novo e com vários controlos.

Existe um novo “drive control center” que mistura comandos físicos com comandos digitais, sendo que os controlos do sistema de tração integral e do “Select Terrain” também estão nesta zona por baixo do ecrã central do sistema UConnect. O carregador por indução sem fios pode carregar até dois dispositivos ao mesmo tempo.

Os bancos da frente são reguláveis eletricamente e nos modelos de topo está disponível massagem com três níveis de intensidade e aquecimento em três patamares. O ar condicionado tem quatro zonas de ação, sendo capaz de funcionar com regulações diferentes e individuais para os passageiros da frente e da segunda fila de bancos.

A terceira fila de bancos oferece uma altura ao tejadilho de 947 mm, deixando muito espaço para as pernas e á altura dos ombros. A segunda fila de bancos pode reclinar até 18 graus.

A bagageira é gigantesca. A terceira fila de bancos rebate 50/50 e são facilmente rebatíveis para o fundo do carro. Ao serem rebatidos, os bancos da segunda e terceira fila de bancos deixam uma superfície plana. 

Em termos de espaço, na configuração com três filas de bancos, há 484 litros de capacidade, com o rebatimento da terceira fila de bancos passa para 1.328 litros e com as duas filas rebatidas, massivos 2.396 litros!

No que toca às motorizações, a base é suprida pelo motor Pentastar V6 3.6 litros com 290 CV e 349 Nm. Depois, a Jeep oferece o Grand Cherokee L com o V8 HEMI com 5,7 litros com 360 CV e 528 Nm. Ambos os motores terão caixa automática de 8 velocidades, sendo que o carro é vendido com tração traseira, sendo opcional a tração integral.

O Jeep Grand Cherokee L está equipado com a suspensão Quadra Lift, adaptativa pneumática que em condições normais assegura uma altura ao solo de 21 cm. No modo Off Road 1, há mais 4 cm de altura ao solo, que aumenta para 6,2 cm no modo Off Road 2. O modo Aero faz o contrário, ou seja, reduz a altura ao solo 2 cm. 

Em termos de segurança, o Jeep Grand Cherokee L oferece travagem de emergência autónoma, monitorização de cruzamento de veículos pela traseira, cruise control adaptativo com “stop&go”, aviso de transposição de faixa de rodagem, entre muitos outros. As versões de topo têm um sistema de ajuda á condução mãos livres.

O Jeep Grand Cherokee L vai ser vendido na Europa, mas a Jeep não revelou nenhum detalhe sobre motorizações, equipamentos, preços, ou data de comercialização.