Home

Aqui ficam os vídeos para ver ou rever neste próximo período de confinamento

Ao longo das décadas, pilotos e máquinas forma fazendo adeptos do desporto automóvel, com muitos pilotos a criarem mitos pelas suas proezas ao volante. Com novo confinamento à vista, veja ou reveja estes vídeos que recomendamos.

Corrida para as nuvens: como Ari Vatanen ganhou em Pikes Peak

Pikes Peak está muito diferente, até porque agora está totalmente asfaltado o percurso com 19,9 km e 156 curvas. Mas em 1986, Ari Vatanen ganhou a subida às nuvens ao volante do Peugeot 405 T16, um carro que foi usado no Paris Dakar (pelo próprio Vatanen para vencer) mas com uma aerodinâmica revista e 600 CV. Direção às quatro rodas. Foi recordista da subida durante muitos anos e deu origem a documentário de Jean Louis Mourey. Chama-se “Climb Dance” e tem 3m26s intensos.

Ford GT40 à chuva em Goodwood

Nunca foi um carro fácil, à chuva é uma besta e Kenny Brack empenhou-se em dominar o “bicho”, com muito trabalho de braços. Mesmo em linha reta! São 4m54s de ação… braçal!

Ayrton Senna a testar um Honda NSX

Neste vídeo poderá ver Ayrton Senna – que todos conhecem, naturalmente – ao volante de um Honda NSX-R, em Suzuka. Um Senna descontraído com óculos de sol, mocassins e meias… brancas. Arte ao volante! Vale a pena recordar!

Ken Block de Fiesta na Gymkhana 3 no anel de velocidade de Montlhery

Puro divertimento, quando a Gymkhana ainda era uma relativa novidade, com Ken Block a explorar a inclinação do anel de velocidade de Montlhery. Imagens espetaculares que merece a pena ver de novo.

Tributo aos Grupo B

Não interessa ser revivalista ou dizer que “antigamente é que era bom”, mas recordar estes monstros dos ralis – Audi Quattro, Peugeot 205 T16, Ford RS200, Lancia S4, Lancia 037, MG Metro 6R4, Citroen BX4 TC – e a total loucura dos espetadores (não só em Portugal, convirá destacar). São sete minutos de puro prazer.

Lição de condução no Nordschleif

Ficou conhecido como “yellowbird” devido à sua cor amarela berrante, mas o RUF 911 GTR, na essência um Porsche 911 preparado pela Ruf, destacava-se por ser verdadeiramente monstruoso. Tinha 470 CV, “rol bar”, carroçaria aligeirada e suspensões modificadas. Ao volante estava Stefan Roser, um piloto jornalista da revista Auto Motor und Sport. Mais uma lição de pilotagem e de mão de obra!

Renault Espace F1 com Alain Prost

Os homens da Ford já tinham tido a ideia de fazes umas Transit com motores de Fórmula 1, as Supervan. A Renault quis fazer algo semelhante, mas apostou em dar ao monovolume Espace uma versão muito especial. Que celebrou, também, os 10 anos de presença da Renault na F1. Ora, uma Espace com um V10 de 780 CV era uma coisa fantástica. O vídeo de menos de 3 minutos e meio foi feito por um programa de televisão francês com o jornalista Dominique Chapatte a fazer de contrapeso a Alain Prost.

Colin McRae era um predestinado!

Pouco há a dizer… é Colin McRae e este é mais um vídeo que merece a pena ver. É este, poderia ser outro, mas merece a pena ganhar 6 minutos e meio para o ver.