Desporto

Cyril Abitboul abandonou com efeito imediato a Renault F1

Pouco consensual e com uma mão cheia de nada em termos de resultado, Cyril Abitboul ficou famoso pelas suas tiradas para a Red Bull.

Acreditava-se que com a nova gestão do grupo Renault e a transformação da Renault F1 em Alpine F1, Cyril Abitboul acabaria por ser colocado em outras funções. Ou na Alpine F1 ou na própria Renault Sport.

Afinal, o francês nascido em Paris há 43 anos, saiu com efeito imediato da estrutura de Fórmula 1 da casa francesa.

Abitboul chegou à Renault, na sede de Boulogne Billancourt, para cuidar do sítio de internet da Renault no ano de 2001. Tornou-se diretor do departamento de desenvolvimento de negócio na equipa Renault F1 em 2007 e passou a diretor executivo da Renault Sport F1 em 2010.

Esteve na arquitetura que iria juntar a Renault e a Caterham, passando para a Caterham F1 em setembro de 2012 e ficou com o lugar de Tony Fernandes na Caterham F1 em novembro de 2012. 

Durou até julho de 2014, saindo para ocupar, de novo, o cargo de diretor geral da Renault Sport F1, que acaba de abandonar. 

Na hora do adeus, Abitboul referiu que “agradeço ao Grupo Renault por depositar confiança em mim ao longo de todos estes anos, em particular no relançamento da equipa e, 2p16. As fundações da equipa são sólidas tal como as empresas em França e Inglaterra que foram construídas ao longo do tempo. Tudo no sentido de evoluir as estratégias rumo a uma sustentabilidade económica. Mais recentemente, o projeto Alpine F1 que busca um sentido e uma dinâmica renovada. Ou seja, tudo aponta para uma muito bela trajetória de sucesso.”

Para o lugar de Cyril Abitboul entra Laurent Rossio, até agora diretor de estratégia e desenvolvimento de negócio do grupo Renault. Com 45 anos é, também, o diretor geral da Alpine.

Laurent Rossi será o responsável a partir de 11 de janeiro da Alpine Cars, Alpine Sport e Alpine F1, reportando, diretamente, a Luca de Meo. Mais tarde, para cuidar das operações da Alpine F1, deverá ser nomeado Marcin Budkowski.