Home

Renault pode ressuscitar os famosos R4 e R5… para a gama elétrica!

O plano de recuperação da Renault ainda não foi apresentado, mas há novidades que vão sendo conhecidas. Uma delas é a recuperação de modelos clássicos da Renault!

A Reuters tem vindo a revelar algumas novidades do plano “Renaulution” que será apresentado no dia 14 de janeiro, num evento mundial virtual.

Citando várias fontes, a Reuters afirma que Luca de Meo, o novo CEO da Renault, vindo da Seat, tem o foco na futura gama de produto e quer reavivar pelo menos dois nomes famosos na história da marca francesa, o R4 e o R5. 

Isto porque de Meo quer reforçar a herança francesa da Renault.

Assim, poderá estar na calha uma Renault 4L moderna com motorização elétrica, lembrando o modelo lançado nos anos 60. 

Uma espécie de rival para os revivalistas Mini e Fiat 500. 

Aliás, piscando, mesmo, o olho ao sucesso desses dois modelos revivalistas. 

O Renault 5, que teve duas gerações distintas, também poderá ser ressuscitado para a gama EV da casa francesa. 

O antepassado do Clio desapareceu do catálogo em 1996 depois de ter sido lançado em 1972.

Ou seja, a nova gama elétrica da Renault unirá o passado ao futuro com carros revivalistas, recuperando uma estratégia que outras marcas já seguiram com menor ou maior sucesso.

A Reuters não revelou mais detalhes. Porém, não custa perceber que ambos os modelos revivalistas tenham como base a plataforma do Zoe ou a nova CMF-EV dedicada aos produtos elétricos e que será a base do Megane eVision.

Esta estratégia é muito semelhante á usada pela Fiat com o novo 500, também ele 100% elétrico. Outra decisão que pode ser tomada é tornar a Alpine como marca desportiva 100% elétrica, assegurando, assim, a sua continuidade. 

Ao mesmo tempo, a Renault tem no seu plano o fim de gamas com cada vez menos popularidade, como o Espace ou o Scénic. Naturalmente, a Renault não comentou as informações divulgadas pela Reuters.

O Autoblogue estará na conferência de imprensa que apresentará o plano “Renaulution” e dar-lhe-á todas as informações da estratégia da Renault para o futuro.