
Grupo Renault recua nas vendas mas cumpre regras de emissões
13/01/2021
Contas feitas ao ano de 2020, o grupo Renault vendeu 2.949.849 unidades, menos 21,3% que em igual período de 2019, num mercado que recuou 14,2%.
Por outro lado, o Grupo Renault anunciou que conseguiu cumprir o seu objetivo no CAFE (Corporate Average Fuel Econony, ou a média de consumo da frota) no final de 2020.
Uma das razões para este resultado, claro, está a pandemia de Covid-19, particularmente após o primeiro trimestre, devido aos confinamentos.
Para a Renault essa primeira parte do ano foi complica. Mas o resto do ano foi mais sorridente, mantendo a casa de Boulogne-Billancourt um comportamento em linha com os mercados.
Quanto ao mercado elétrico, a marca Renault duplicou as suas vendas e confirmou a liderança no segmento com 115.888 unidades. O Zoe é o modelo mãos vendido na Europa com 100.657 unidades, um crescimento de 114%.
A Renault indica em comunicado que as encomendas em carteira no final de 2020 aumentou 14% face a igual mês de 2019. A casa francesa aponta o sistema híbrido E-Tech com as versões híbridas e híbridas Plug In como responsável por aqueles números.
Por outro lado, o “stock” de veículos reduziu-se 20%, uma cifra muito interessante.

A Renault indica que os modelos E-Tech (Clio, Captur e Megane) representaram 30 mil unidades vendidas, ou seja, 25% dos híbridos europeus.
Olhando apenas ao mercado europeu, a Renault vendeu 1.443,917 unidades, menos 25,8% num mercado que encolheu 23,6%. Ainda assim, a Renault subiu a sua quota de mercado para 7,7%.
O Clio é o modelo utilitário mais vendido no Velho Continente com 227.079 unidades vendidas.
A marca Dacia registou 31,7% de recuo nas vendas para 385.674 unidades. O Sandero continua a ser o carro mais vendido da Dacia e é, também, o modelo mais vendido nas compras particulares. A variante alimentada a GPL significa mais de 25% das vendas do Sandero.
A Alpine não esteve particularmente brilhante em 2020, com apenas 1.526 carros vendidos, bem distante dos 4.832 comercializados em 2019.
Vendas por marcas do GRUPO RENAULT | |||
até ao final de dezembro | |||
2020 | 2019 | % var. | |
RENAULT | |||
Ligeiros | 1,473,497 | 1,942,328 | -24.1 |
Comerciais | 313,624 | 411,963 | -23.9 |
Ligeiros+Comerciais | 1,787,121 | 2,354,291 | -24.1 |
DACIA | |||
Ligeiros | 484,097 | 689,287 | -29.8 |
Comerciais | 36,668 | 46,020 | -20.3 |
Ligeiros+Comerciais | 520,765 | 735,307 | -29.2 |
RENAULT SAMSUNG MOTORS | |||
Ligeiros | 90,300 | 79,081 | +14.2 |
ALPINE | |||
Ligeiros | 1,526 | 4,832 | -68.4 |
LADA | |||
Ligeiros | 369,536 | 400,308 | -7.7 |
Comerciais | 14,447 | 12,662 | +14.1 |
Ligeiros+Comerciais | 383,983 | 412,970 | -7.0 |
AVTOVAZ | |||
Ligeiros | 9,823 | 1,354 | +625.5 |
JINBEI&HUASONG | |||
Ligeiros | 2,069 | 8,449 | -75.5 |
Comerciais | 154,262 | 153,452 | +0.5 |
Ligeiros+Comerciais | 156,331 | 161,901 | -3.4 |
Total GRUPO RENAULT | |||
Ligeiros | 2,430,848 | 3,125,639 | -22.2 |
Comerciais | 519,001 | 624,097 | -16.8 |
Ligeiros+Comerciais | 2,949,849 | 3,749,736 | -21.3 |