Desporto

Rali de Monte Carlo 2021: 84 equipas inscritas no primeiro rali do WRC 2021

No passado mês de dezembro, o Automobile Club du Monaco (ACM) tinha recebido 100 pedidos de inscrição para a edição 2021 do Monte Carlo.

A procura excedia largamente a oferta de 90 inscrições, pelo que o ACM teve de fazer um rateio que apurou, contas feitas, 84 equipas para saírem para o Rali de Monte Carlo 2021 no dia 21 de janeiro. Ou seja, daqui a uma semana.

No WRC não há grandes novidades. A Toyota mantém o alinhamento com Sebastien Ogier, campeão em 2020, Elfyn Evans, vice-campeão em 2020, Kalle Rovanpera e o japonês Takamoto Katsuta. A maior novidade é que no lugar de Tommi Makinen estará Jari Matti Latvala.

Na Hyundai, tudo igual também, com Ott Tanak e Thierry Neuville, a quem se junta o espanhol Dani Sordo. Pierre Louis Loubet estará de regresso para competir com o i20 WRC inscrito pela equipa 2C Competition.

Na formação de Richard Millener, Gus Greensmith e Teemu Suninen estarão ao volante dos Ford Fiesta WRC, não sendo esperados mais pilotos na formação de Malcolm Wilson, depois do afastamento de Esapekka Lappi.

No WRC2 há mais novidades. Primeiro, o campeão de 2020, Mads Ostberg não estará presente e ainda não se sabe o que o norueguês irá fazer.

Adrien Fourmaux ainda não se vai estrear com o Fiesta WRC, que dividirá com Suninnen, por isso estará no Monte Carlo com o Fiesta WRC2 (ou Fiesta R5). Quanto a Yoann Bonato, estará ao volante de um Citroen C3 WRC2 da equipa Sainteloc, a formação que funciona como equipa oficial da cada do Double Chevron.

Todos os olhos vão estar postos em Oliver Solberg. Depois da Toyota ter “roubado” a estrela em ascensão Kalle Rovanpera, filho de Harri Rovanpera, Andrea Adamo, patrão da Hyundai Motorsport, não deixou escapar o filho de Petter Solberg. 

Oliver tem já rubricado um contrato com a Hyundai com a duração de dois anos. Em 2021 estará a tempo inteiro no WRC2, fará uma ou outra prova com o i20 WRC, e em 2022 veremos se ascende á equipa principal.

Pode consultar aqui a lista de inscritos completa.