
Citroen lança novo C4 em Portugal com versões a gasolina, diesel e elétrica a partir de 23.607€
14/01/2021
A casa francesa apresentou à imprensa nacional o novo C4, modelo que faz parte de uma gama cujas raízes estão no famoso GS.
Contas feitas, é o 10º modelo de uma geração de modelos compactos da marca francesa, oferecendo versões a gasolina, gasóleo e elétrico, sendo o e-C4 o quinto elemento da ofensiva de eletrificação da gama.
A Citroen posiciona o C4 no coração do segmento C e tem como estratégia oferece opções para todos os gostos e carteiras, particulares ou empresariais.
No sentido de regressar ao que sempre foi o “core business” da Citroen, a marca recupera – veja-se a publicidade ao modelo – o passado com o GS.

O conceito de conforto, espaço e inovação tecnológica está impregnado no C4, mas com modernização da proposta.
É introduzida a abordagem diferenciada, ou seja, com tecnologia à medida do cliente. Depois, o C4 é um carro com uma postura elevada, com rodas grandes. Diz a Citroen que tem uma silhueta enérgica e aerodinâmica que pisca o olho aos SUV não deixando de ser uma berlina de cinco portas. Uma ligeira mistura de conceitos muito semelhante à do GS dos anos 70, a meio caminho entre uma carrinha e uma berlina.
Depois, o conforto. O GS era um carro híper confortável graças à utilização das suspensões hidropneumáticas. Que além de oferecerem conforto, nivelavam o carro em vários patamares. Um radical que permitia andar até fora de estrada, outro que baixava o carro para melhorar a aerodinâmica a velocidades mais elevadas.
O novo C4 congrega todas as vantagens do Citroen Advanced Comfort, juntando-lhe os batentes hidráulicos progressivos, os bancos Advanced Comfor e, novidade, o “Smarty Pad Support Citroen”.

Tudo isto reforçado com 20 tecnologias de ajuda à condução, onde se incluem o dispositivo de condução semiautónoma de nível 2 (Highway Drive Assist), e 6 tecnologias de conectividade.
Em Portugal, a Citroen comercializa o C4 com quatro níveis de equipamento: Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack. No que toca aos preços, para clientes particulares, as versões a gasolina arrancam nos 23.607€, os modelos a gasóleo começam nos 27.707 euros e, finalmente, 37.607 euros para as variantes elétricas.
A Citroen, aproveitando as benesses fiscais para os veículos 100% elétricos, propõe para as empresas o e-C4 a partir de 30.575 euros. Os particulares que adquirirem um e-C4, receberão uma “Wallbox” monofásica de 7,4 kW.
No que toca a motores, a gasolina estão disponíveis o 1.2 Puretech com 100, 130 e 155 CV, o BlueHDI com 110 e 130 CV (todos com caixa manual ou automática de 8 velocidades) a gasóleo e o e-C4 com 136 CV e uma autonomia segundo o ciclo WLTP, de 350 km.

O C4 aposta, também, na personalização com 31 combinações de cores exteriores (em redor de 7 cores e 3 pacotes de cor) e 6 atmosferas interiores. As jantes são, todas, incluindo as de aço, de 18 polegadas.
O e-C4 tem vários modos de carregamento. Com um carregador público de 100 kW, carregamento rápido, a bateria carrega ao ritmo de 10 km de autonomia por cada minuto ligado à corrente. Ou seja, 80% da carga obtém-se em 30 minutos.
Numa WallBox de 32 amperes, com corrente monofásica, são precisas 7 horas. Baixam para 5 horas se a Wallbox tiver corrente trifásica com carregar de 11 kW. Numa tomada convencional de 16 A, demora 15 horas a carregar a bateria. Numa tomada doméstica convencional, são precisas… 24 horas para carregar a bateria.
Constituindo uma estreia mundial, o “Smart Pad Support Citroën” é um engenhoso e inédito sistema de suporte retrátil, sólido, funcional e diretamente integrado no tabliê. Permite fixar, com segurança, um tablet através de duas capas dedicadas para Apple iPad Air 2 e Samsung Tab A 10,5’’, ou uma capa universal para outros modelos. Integrado no equipamento das versões de coração de gama, este equipamento permite ao passageiro desfrutar do tempo passado a bordo.
NOVO CITROËN C4 NOVO CITROËN Ë-C4 100% ËLECTRIC – PVP* | ||||
Nível de Equipamento | ||||
Versões Térmicas | FEEL | FEEL PACK | SHINE | SHINE PACK |
1.2 PureTech 100 S&S CVM6 | 23.607 € | – | – | – |
1.2 PureTech 130 S&S CVM6 | 24.908 € | 26.308 € | 27.908 € | – |
1.2 PureTech 130 S&S EAT8 | – | 28.108 € | 29.708 € | 31.108 € |
1.2 PureTech 155 S&S EAT8 | – | – | – | 33.107 € |
1.5 BlueHDi 100 S&S CMV6 | 27.707 € | 29.107 € | 30.707€ | – |
1.5 BlueHDi 130 S&S EAT8 | 30.508 € | 31.908 € | 33.508 € | 34.908 € |
Versões 100% Ëlectric | FEEL | FEEL PACK | SHINE | SHINE PACK |
100 kW (bateria 50 kWh) automático | 37.607 € | 38.607 € | 40.007 € | 41.407 |