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Renault é a marca mais vendida em Portugal e lidera as vendas de veículos elétricos

O mercado português contraiu 34%, a Renault acompanhou a tendência do mercado com um recuo de 34%. Mas aumentou em 28% as vendas de modelos elétricos.

Contas feitas, a quota de mercado (ligeiros e comerciais) no mercado elétrico é de 17,5%. 

Além disso, a introdução das versões híbridas e híbridas Plug In E-Tech nos últimos quatro meses de 2020, fez com 9% das vendas da Renault em Portugal (27.607 unidades do grupo com 6 modelos Alpine) tenham sido modelos híbridos.

Foi o 23º ano em que a Renault foi a marca mais vendida em Portugal, tendo uma quota de mercado de 16% (passageiros e comerciais) para todo o grupo e 13,1% para a marca Renault. Os elétricos cresceram 14% em Portugal e para a Renault, 6,2% dos carros vendidos era elétrico.

A Dacia conseguiu a sua melhor quota de mercado de sempre com 3,2%. O Sandero continua a ser o modelo mais vendido a particulares.

No início de 2020, a Renault apresentou, em Portugal, o Renault Eco-Plan. Um plano multidisciplinar que visava promover uma mobilidade mais sustentável, através de apoios diretos da marca à renovação do parque automóvel (Eco Abate), medidas concretas de apoio ao desenvolvimento da mobilidade elétrica (Eco Charge e Eco Tour) e, não menos importante, o lançamento de novos produtos de acesso à mobilidade sem obrigatoriedade de posse (Eco Mobility).

Em 2020, as soluções de aluguer operacional, em que os clientes contratam uma solução de mobilidade sem a obrigatoriedade da posse do automóvel, materializadas pelo produto financeiro “Easy Flex” da “RCI Bank and Services”, corresponderam a 10% do total de financiamentos realizados a clientes particulares. 

Este produto, que foi disponibilizado, a partir de maio de 2020, para as gamas Twingo, Clio, Captur e Zoe será alargado, já em janeiro de 2021, à Dacia e aos modelos nucleares Sandero e Duster. 

O ano de 2021 vai ser pródigo em novidades para o grupo gaulês. O mês de janeiro é marcado pela chegada à Rede de Concessionários do Twingo Electric e do Novo Sandero, um pilar da gama da Dacia. 

A gama de modelos eletrificados será alargada com a chegada do Captur E-TECH Híbrido e do Mégane E-TECH Híbrido Plug-in (versão berlina).

Ao longo do ano serão comercializados: o Novo Renault Kangoo, o Novo Renault Express, o Renault Arkana (incluindo a motorização híbrida), enquanto a Dacia fará a entrada no mundo da mobilidade elétrica, com a comercialização do Dacia Spring.

Para Zineb Ghout, Diretora-Geral da Renault Portugal, “o ano de 2020 foi evidentemente muito influenciado pela pandemia e o mercado Português, com uma quebra de 34% foi um dos mais impactados na Europa. Apesar disso estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos na marca Renault, com a liderança do mercado de veículos elétricos e com a liderança global do mercado. Os nossos principais modelos continuam a ser referências absolutas do mercado e ainda lançámos novos serviços de financiamento como o Easy Flex que são uma real mais-valia para os nossos clientes”.

Zineb Ghout acrescenta ainda: “a Dacia obteve o melhor resultado de sempre e o Sandero foi líder do mercado de clientes particulares. Esta performance confirma a nossa confiança no potencial de crescimento da marca Dacia numa situação em que assistimos a uma maior racionalidade na aquisição de automóvel por parte dos clientes”.  

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