
Ford cria dispositivo inovador que desembacia o para brisas
15/01/2021
Quantas vezes já lhe aconteceu estar a fazer a sua corridinha matinal ou vespertina, acaba o exercício, entra no carro e… o vidro fica todo embaciado? A Ford encontrou uma solução para isso.
Chama-se Estação Climática de para-brisas da Ford e impede que isso aconteça antes mesmo de acontecer!
O sistema pode detetar humidade no ar e alterações na temperatura do vidro, ativando automaticamente o ar condicionado, se necessário, e selecionando a regulação do fluxo de ar necessário para evitar o embaciamento do para-brisas.
Com a limitação de opções de treino em espaços interiores devido à pandemia de Covid-19, é mais frequente as pessoas não poderem tomar banho logo após o exercício.
No ano passado, de março a junho, a Sport England registou mais 731.000 corredores e mais 1,2 milhões de ciclistas do que nos meses anteriores, enquanto a Alemanha viu aumentar em 42% o número de corredores, à medida que as pessoas tentavam manter-se ativas durante o confinamento.
A Estação Climática de para-brisas está localizada no vidro frontal, perto do espelho retrovisor. O sistema de 5 cm x 3 cm é composto por vários sensores.
A versão mais recente, já introduzida nos SUV Ford Kuga e Explorer, também ajuda a melhorar a eficiência de combustível e a reduzir as emissões de CO2, reduzindo a utilização do compressor de ar condicionado.
Recentemente, a Ford associou-se aos especialistas de experiência ao ar livre “komoot” para permitir aos condutores planear, navegar e desfrutar de uma aventura ao ar livre.
E os condutores de alguns modelos de veículos Ford eletrificados podem utilizar o FordPass para descongelar o para-brisas e regular a temperatura do habitáculo antes de iniciarem a sua viagem. Para o exterior, a tecnologia patenteada ”QuickClear” da Ford descongela o para-brisas em segundos com o toque de um botão.