Desporto

Thierry Neuville muda de navegador a dias do Rali de Monte Carlo 2021

“Não foi possível encontrar um acordo com o Nicolas (Gilsoul) para esta nova temporada, pelo que decidimos parar a nossa parceria.” Assim justificou Thierry Neuville o fim da colaboração com Nicolas Gilsoul.

Durava há dez anos a relação piloto-navegador entre Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul e, agora, a poucos dias do início da temporada de 2021 com o Rali de Monte Carlo, esta notícia que vai colocar Martijn Wydaeghe.

“Temos grandes memórias juntos e quero agradecer-lhe o trabalho que fez durante estes dez anos. Agora é tempo de focar no Rali de Monte Carlo e estamos a trabalhar afincadamente com o Martijn para ter tudo pronto. Mesmo que vá ser um desafio enorme para ambos.” Palavras de Thierry Neuville, que tal como a Hyundai Motorsport, ainda não confirmaram se Martijn Wydaeghe estará, apenas, no Monte Carlo ou se continuará até final da época.

Recordamos que Thierry Neuville e Nicolas GIlsoul estavam juntos desde a segunda ronda do Intercontinental Rally Challenge (IRC) em 2011 e ganharam a primeira prova, a Volta à Córsega, com um Peugeot 207 S2000 na segunda saída juntos.

Em 2012, passaram para o WRC com o Citroen Junior Team e aí se mantiveram até agora. Jutos, venceram 13 provas do Mundial de Ralis, a primeira delas no Rali da Alemanha em 2014, a mais recente, o Monte Carlo de 2020. Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul ficaram cinco vezes em segundo no Campeonato do Mundo de Ralis, Pilotos, quatro delas consecutivas entre 2016 e 2019. 

Quanto ao novo pendura de Neuville, tem trabalhado com a Hyundai Motorsport e, por exemplo, foi navegador de Craig Breen no Rali de Monza de 2019. 

Foi, igualmente, navegador de Guillaume de Mévius (filho de Gregoire de Mévius) em 2019 durante sete provas no WRC2 dentro de um Citroen C3 R5.

Com esta decisão, o navegador belga de 29 anos vai trabalhar com o segundo piloto dentro da Hyundai Motorspot. Já Neuville é o segundo piloto da equipa liderada por Andrea Adamo a mudar de navegador, já que Carlos del Barrio anunciou a sua saída e será substituído no banco do lado direito do Hyundai i20 WRC de Dani Sordo por Borja Rozada. O piloto espanhol referiu que “o Carlos é um excelente parceiro, mas foi a melhor coisa que fizeram foi separar-se.”

Ou seja, apenas Ott Tanak se mantém com Martin Jarveoja. Pelo visto o ano de 2020 foi de conflitos dentro dos i20 WRC da Hyundai Motosport…