
Ações da Stellantis ganham valor no primeiro dia de negociação em bolsa
18/01/2021
Após John Elkann ter tocado o famoso sino da Bolsa de Nova Iorque, as ações do novo grupo automóvel ganharam imediatamente valor.
Contas feitas, a cotação subiu 7,5% no primeiro dia de negociação depois de ter sido, oficialmente, constituída no passado sábado, sublinhando a fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles e a PSA.
Segundo Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, a fusão adicionará 25 mil milhões de euros em valor aos acionistas no médio e longo prazo, graças aos cortes de custos previstos. Num vídeo publicado na bolsa de Milão, o português referiu que “posso dizer-lhes que o foco desde o primeiro dia será a criação de valor que resulta da implementação das energias.”
Já John Elkann, o presidente da Stellantis, refere, no mesmo vídeo, que “temos a escala, s recursos, a diversidade e o conhecimento para capturar de forma bem sucedida as oportunidades deste nova era na mobilidade.”
As ações transacionadas na praça de Milão começaram nos 12,738 euros, mas rapidamente subiram para os 13,51 euros, um ganho de 7,5%. Em Paris, a valorização foi semelhante. Para comparação, as ações da FCA na sexta feira fechou a sua cotação nos 12,57 euros. Nos EUA, só na quinta feira a Stellantis começará a ser negociada.
Com tudo isto, Carlos Tavares, um português com 62 anos, lidera um gigante com 14 marcas e cerca de 400 mil colaboradores. Mas o caminho do futuro não é fácil com a transição energética que continua a ser feita em corrida e com vários trambolhões pelo caminho.
A FCA e a PSA valem, juntas, 39,.4 mil milhões de euros, uma fração daquilo que é a capitalização bolsista da Tesla: 783 mil milhões de dólares. A Tesla é, hoje, o construtor mais valioso no mundo!
Durante o fim de semana, as ações da PSA passaram a ser FCA e, depois todas as ações da FCA passaram a Stellantis.
Ainda subsistem algumas dúvidas sobre a dimensão da Stellantis e sobre a sua capacidade, mas Carlos Tavares já declarou que é capaz de cortar 5 mil milhões de euros em custos por ano, sem fechar fábricas. E depois do que ele fez na PSA e, sobretudo, na Opel, acreditam a maioria dos observadores que conseguirá o mesmo aos comandos de um gigante como a Stellantis.
Entretanto, a nova empresa revelou os conselhos de administração, conselho fiscal, comité de remunerações e de governança.
O Conselho de Administração da Stellantis é composto por dois diretores executivos, John Elkann (Presidente) e Carlos Tavares (CEO), e os seguintes nove diretores não executivos: Robert Peugeot (Vice-Presidente), Henri de Castries (Diretor Independente Sénior, atuando como “voorzitter” [presidente] ao abrigo da legislação holandesa), Andrea Agnelli, Fiona Clare Cicconi, Nicolas Dufourcq, Ann Frances Godbehere, Wan Ling Martello, Jacques de Saint-Exupéry e Kevin Scott.
Adicionalmente, o Conselho de Administração da Stellantis nomeou um Conselho Fiscal, um Comité de Remuneração e um Comité de Governança e Sustentabilidade, com as seguintes composições. Conselho Fiscal: Ann Godbehere (Presidente), Wan Ling Martello e Henri De Castries. Comité de Remuneração: Wan Ling Martello (Presidente), Andrea Agnelli, Henri De Castries, Fiona Cicconi e Robert Peugeot. Comité de Governança e Sustentabilidade: Henri De Castries (Presidente), Andrea Agnelli, Fiona Cicconi, Nicolas Dufourcq e Kevin Scott.
[…] Ações da Stellantis ganham valor no primeiro dia de negociação em bolsa – Autoblogue […]