Elétricos

O novo compacto elétrico da Alpine… poderá ser assim?

Os nossos camaradas da revista L’Automobile Magazine deitaram mãos á obra e imaginaram o novo modelo elétrico da Alpine.

A Alpine será a marca desportiva da Renault e vai albergar debaixo das suas asas a Renault Sport e a Renault Motorsport. Sabe-se, também, que a Alpine irá alargar a sua gama depois do A110, neste caso com um crossover. Mas o futuro será diferente.

Além do crossover (o protótipo A110X é a base de partida), a marca de Dieppe terá um citadino desportivo. 

Não havendo informações, a revista L’Automobile Magazine, geralmente bem informada sobre o que se passa nas marcas francesas, decidiu lançar para cima da mesa algumas hipóteses.

Uma das certezas é que o label Renault Sport desaparece em favor do nome Alpine. E como o AUTOBLOGUE sugeriu, a união da Renault e da Alpine recuperando o nome Alpine Renault é uma das possibilidades.

Para o citadino desportivo da Alpine, a casa francesa poderia deitar mão ao Clio RS e chamar-lhe Alpine. Porém, Luca de Meo e o novo CEO da Alpine, Laurent Rossi, deixaram claro que a orientação da casa de Dieppe é a mobilidade eletrifica.

Ora, o Clio tem como base uma plataforma que não foi pensada para mobilidade 100% elétrica, ficando-se pela admissão da hibridização com a tecnologia E-Tech. Portanto esta solução está fora de questão.

Será que vão pegar no Zoe e fazer uma versão desportiva? A base do Zoe é demasiado antiga e não seria útil seguir esse caminho. Então, onde é que a Alpine vai buscar uma base para fazer o seu utilitário elétrico e desportvo?

Ora, a Renault acaba de revelar o novo Renault 5, um carro elétrico. Lembram-se do Renault 5 Alpine Turbo? Não seria giro estar de regresso?!

Ora, usando a plataforma CMF-B EV permitiria uma larga economia de escala evitando fazer um carro totalmente novo.

Ora, é aqui que entra a fantasia e não resistimos a publicar, com a devida vénia, a ideia que os ilustradores da L’Automobile Magazine têm sobre o que poderá ser o novo Alpine citadino.

Quanto a dados sobre o novo carro, não há nenhuma informação ou sequer pista. Mas fica a ideia que a Alpine poderá ter um futuro interessante.