Elétricos

O novo Renault 5 100% elétrico poderá custar 20.000€

A reinterpretação do Renault 5 é um dos destaques da estratégia “Renaulution” apresentada a semana passada por Luca de Meo. Dizem que o carro será muito semelhante ao protótipo e pode custar 20.000€.

O desenho, inspirado, do novo Renault 5 é obra e arte de Gilles Vidal. O estilo é uma amostra daquilo que virá da casa francesa, na busca de um novo dinamismo exigido por Luca de Meo.

Curiosamente, o novo Renault 5 tinha sido revelado pelo estilista Marco Maltese no mês de novembro de 2020. Olhando para as imagens, até parece que o italiano revelou algumas informações internas. 

A maior diferença reside no facto do carro ter cinco portas e não três. Seja como for, informações internas da Renault dizem que o carro final será muito semelhante ao protótipo.

O traço do novo R5 tem a mão do ex-diretor de estilo da Peugeot, Giles Vidal. Debaixo da supervisão de Laurens van der Acker, Vidal teve, claro, carta branca para imaginar o regresso de um carro emblemático. A traseira leva-nos até aos anos 70 do século passado sendo muito parecido com o Renault 5. Porém, as rodas grandes e as proporções tornam o carro absolutamente… delicioso.

Para Giles Vidal, “o estilo do R56 é de tal maneira único que não pode ser uma antevisão de uma evolução no estilo da marca.” Assim, o responsável pelo estilo da Renault afasta este como o precursor de uma nova linguagem de estilo para a Renault. Mas Vidal não deixa de dizer que “entretanto, olhem bem para ele porque a marca vai fazê-lo!” Aquilo que, infelizmente, a Peugeot não fez com o fabuloso e-Legend.

É mais um sinal que deixa evidente ser o carro definitivo muito parecido com o protótipo. Excelente!

Luca de Meo afirmou na sua apresentação da Renaulution que a eletrificação da Renault será forte e que dos 14 novos modelos que vão ser lançados, 7 serão 100% elétricos. Mas também disse que serão acessíveis a muitos. Palavras do italiano.

E Luca de Meo já tinha alvitrado um preço simbólico de 20 mil euros para o modelo de acesso à nova gama elétrica. Ora, o Renault 5 pisca o olho aos revivalistas e aos amantes do design, com um preço acessível, fazendo no novo R5 mais um “gadget” que um automóvel…