Elétricos

Renault e Plug Power assinam parceria para liderar no hidrogénio

Luca de Meo deixou claro que o futuro da eletrificação da Renault passa, também, pelo hidrogénio. Nesse sentido, a casa francesa assinou um memorando de entendimento com a Plug Power.

A Plug Power é o líder mundial nos sistemas de pilha de combustível e serviços relacionados com o hidrogénio. Para a Renault, esta parceria é fundamental para o futuro. Dai ter assinado um memorando de entendimento para a criação de uma “joint venture” com capital dividido 50:50 e com sede em França.

Esta associação será lançada no final do primeiro semestre de 2021. Desta forma, o Grupo Renault e a Plug Power vão posicionar-se no topo da pesquisa e desenvolvimento, transformação, fabrico e venda de veículos a hidrogénio, bem como a oferta de serviços associados a esta atividade.

Esta “joint venture” oferecerá serviços únicos no mercado com soluções prontas a usar para o fornecimento de automóveis a pilha de combustível, de infraestruturas de abastecimento e serviços associados.

O objetivo desta parceria está intimamente ligado à estratégia de descarbonização da mobilidade a nível europeu. Além disso, pretende oferecer soluções inovadoras e amigas do ambiente geradoras de mais valias.

Finalmente, o Grupo Renault e a Plug Power querem marcar uma posição industrial num mercado muito promissor, criando conhecimento e propriedade intelectual nesta nova área de tecnologia.

Líder mundial nas soluções de ecossistemas a hidrogénio, a Plug Power já entregou mais de 40 000 sistemas a pilha de combustível, concebeu e construiu 110 estações de abastecimento capazes de distribuir mais de 40 toneladas de hidrogénio diariamente. A Plug Power é, também, um líder tecnológico nas soluções de obtenção de hidrogénio “verde” por eletrólise.   

Sobre esta parceria, Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, afirmou que “este projeto de “joint venture” está perfeitamente alinhado com a nossa estratégia de oferecer nos veículos comerciais ligeiros, soluções de hidrogénio prontas a ser utilizadas. Com a Plug Power, iremos construir uma cadeia de valor única e totalmente integrada, baseada em pilhas de combustível, oferecendo aos clientes soluções prontas a usar que incluem os automóveis, estações de abastecimento e a entrega de hidrogénio descarbonizado. Com este projeto, as nossas ambições são as de colocar a França e o Grupo Renault no pináculo da evolução industrial, técnica e comercial desta tecnologia chave, e fortalecer a nossa liderança na Europa: o nosso objetivo é liderar o mercado dos comerciais ligeiros, a pilha de combustível, a nível europeu.”