Elétricos

Mercedes revela novo EQA com autonomia até 500 km e preço inferior a 54.000€

Baseado no GLA, este novo modelo da gama EQ chega com uma versão EQA 250, mas com promessa de mais variantes e uma versão AMG.

Este é o modelo mais compacto da gama elétrica EQ e o acesso a esta gama 100% elétrica. 

A base é o Mercedes GLA e a primeira versão será a EQA 250 que utiliza um motor com 190 CV e 375 Nm de binário transmitidos às rodas da frente. Para alimentar o sistema, o EQA 250 tem uma bateria de 66,5 kWh de lítio.

A carga pode ser feita em carregadores rápidos, com 80% da carga obtida num carregador rápido em 30 minutos e a necessitar de apenas seis horas num carregador de 11 kW.

A Mercedes não disponibilizou, ainda, o valor final da autonomia segundo o protocolo WLTP. Mas a casa alemã estima uma autonomia de 426 km com uma carga completa. O modo NEDC aponta para 486 km. O EQA chega dos 0-100 km/h em 8,9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h.

A Mercedes diz que vai laçar mais versões do EQA, estando, lembra a casa alemã, “a prepara uma inteira família de modelos EQA. As versões de topo podem ter tração integral e potências acima dos 270 CV, enquanto que deverá estar disponível uma variante com 500 km de autonomia.

Olhando para as fotos, percebe-se que o EQA é muito parecido com o GLA. Diferenças encontram-se na frente com um painel preto a fazer de grelha, novos faróis full-LED, novos farolins traseiros que se fundem numa fita LED, jantes e para choques.

Claro que há muitas decorações azuis para que se saiba que este um carro 100% elétrico.

O interior segue a cartilha do exterior, com o EQA a partilhar o tabliê. Depois há diferenças nos revestimentos e nos efeitos de luz, com dois ecrãs de 10,25 polegadas (opcionais, pois de série são de apenas 7 polegadas).

O EQA tem suspensão convencional mola-amortecedor, existindo como opcional, amortecedores adaptativos. 

Claro que o EQA oferece o sistema de info entretnimento MBUX e a aplicação multi funções Mercedes Me. O Mercedes Me Charging, disponível para todos os clientes EQ, indica 450 mil estações de carregamento em 31 paises.

O equipamento de segurança é robusto com tudo aquilo que a Mercedes oferece de série, incluindo algumas novidades como o alerta de peão a aproximar-se de uma passadeira. 

O novo SUV estará á venda em com preços abaixo de 54.000 €. Ou seja, perto do que a Mercedes pede pelo GLA PHEV, que custa 51.700 euros, embora o EQA oferecera mais equipamento.