Elétricos

Porsche alarga gama Taycan com modelo de tração traseira e 326 CV

Esta é a quarta variante do Taycan, juntando-se ao Taycan 4S, Turbo e Turbo S. 

O carro tem tração traseira e oferece dois tipos de bateria: Performance (de série) com 408 CV em “overboost” e “Launch COntrol”; “Performance Plus” com 476 CV.
A potência nominal é de 326 CV e 380 CV, respetivamente, para os dois tipos de bateria.

O novo modelo inclui as novas funcionalidades introduzidas nas outras versões. Por exemplo, a função Plug & Charge permite carregamentos e pagamentos mais simples, sem a necessidade de utilizar um cartão ou uma app: assim que o cabo de carregamento é conectado, o Taycan estabelece uma comunicação encriptada com a estação Plug & Charge. Em seguida, o processo de carregamento inicia-se de forma automática. Os pagamentos são também processados automaticamente.

A lista de equipamento opcional integra elementos como o head-up display a cores e o carregador de bordo com 22 kW de capacidade de carga. Com o serviço Functions on Demand (FoD), os proprietários de um Taycan podem adquirir variadas funcionalidades de assistência ou conforto. Em alternativa, têm a possibilidade de as solicitar por um período de tempo limitado. Esta solução funciona depois de o veículo ser entregue e para a sua configuração original. A ativação online significa que não é necessário visitar um Centro Porsche.

A bateria Performance, com uma capacidade bruta de 79,2 kWh, é de série. A bateria Performance Plus está disponível como opção. A sua capacidade bruta é de 93,4 kWh. A autonomia, de acordo com o ciclo WLTP, é até 431 ou até 484 quilómetros, respetivamente.

O Taycan acelera dos zero aos 100 km/h em 5,4 segundos, seja qual for a especificação da bateria. A velocidade máxima é de 230 km/h em ambas as configurações, enquanto a capacidade máxima de carregamento é de 225 kW (Bateria Performance) ou de 270 kW (Bateria Performance Plus). Significa isto que ambas as baterias podem ser carregadas de cinco a 80 por cento em 22,5 minutos e que a energia para percorrer 100 quilómetros é obtida em apenas cinco minutos.

Os primeiros Taycan de tração traseira irão chegar aos Centro Porsche a partir de meados de março de 2021. Em Portugal, os preços começam nos 87.127 euros.