Elétricos

Empresa israelita mostra bateria recarregável em… 5 minutos!

Chama-se StoreDot, é uma startup israelita e revelou uma bateria de iões de lítio inovadora que pode ser carregada em 5 minutos.

As amostras de engenharia oferecidas pela empresa israelita, revelam que a grafite usada no ânodo das células de bateria convencionais por nanopartículas de metaloide. Será, assim, que supostamente supere questões de segurança, vida útil e expansão.

Estas células foram produzidas pela chinesa Eve Energy e são um passo crucial para que o objetivo da StoreDot consiga fazer “carregamento em 5 minutos” e industrializar e comercializar o sistema.

Segundo a empresa israelita, pela voz do seu presidente executivo, Doron Myersdorf, “a nossa equipa de cientistas superaram os desafios inerentes ao XFC, como a segurança, ciclo de vida e expansão, co a utilização de materiais inovadores e desgin de células. O anúncio que fizemos é um marco importante, movendo o XFC pela primeira vez além da inovação no laboratório para um produto comercialmente viável para produção em massa. Isto abre caminho para o lançamento do nosso protótipo da betaria de segunda geração com ânodo de silício para veículos elétricos já no final deste ano.

A StoreDot refere que carregar um carro elétrico em apenas 5 minutos exigirá carregadores de maior potência do que os que são usados atualmente.

Com o que existe atualmente, a StoreDot entende que pode adicionar 160 km de autonomia com um carregamento de cinco minutos no ano 2025.

O presidente da StoreDot lembrou que “diziam que uma bateria de iões de lítio carregada em cinco minutos era impossível. Ora aqui está um protótipo de laboratório que pode ser produzido em massa e está pronto para ser comercializado.”