
Kiger é o SUV compacto da Renault… para vender na Índia!
28/01/2021
Olhando para as fotos, não entende que o Kiger deveria ser vendido na Europa? Pois… mas não vai!
Este modelo da casa francesa, cuja antevisão foi feita no final de 2020, surge aqui na versão definitiva e em formato SUV. Sim, será um SUV porque a moda dos carros altos é transversal a todo o mundo.
Há diferenças, claro, e na Ásia, particularmente na India, os carros querem-se como a sardinha, pequeninos mas gordinhos.
Ora, a Renault, depois do Kwid, lança agora o Kiger, um modelo SUV compacto destinado ao mercado indiano e depois a mercados emergentes.

O carro é uma cópia conforme do protótipo apresentado em 2020, exceção feita às jantes e capas dos espelhos. A plataforma é a mesma do Triber, um monovolume de 7 lugares compacto á venda na India desde 2019, ou seja, a CMF-A+.
O Kiger tem 3,99 metros de comprimento (para que caiba dentro das benesses fiscais para modelos abaixo dos 4 metros de comprimento), uma distância entre eixos de 2,5 metros e uma altura de 1,6 metros com as barras de tejadilho incluídas.
O interior é típico da Renault sendo feito com um estilo moderno e qualidade acima do que é habitual na India. Ecrãs digitais e sensíveis ao toque, painel de instrumentos totalmente digital, modos de condução (normal, eco, sport), enfim, tudo aquilo que podemos ver num carro europeu.

A mecânica é que é diferente com um três cilindros com 72 CV ou 100 CV, dependendo se é sobrealimentado ou não, acoplados a uma caixa manual de 5 velocidades, com a opção x-Tronic reservada ao motor mais potente.

Uma vez mais a Renault veio dizer que o carro vai começar a ser vendido na Índia, seguir-se-ão outros mercados, nomeadamente, na América Latina, mas que as portas da Europa estão fechadas. O que é uma pena, pois o Kiger ficava bem entre nós.