Home

IAA de Munique passa a ser um certame híbrido entre real e virtual

Os organizadores do ex-Salão de Frankfurt, agora em Munique, já anunciaram os planos para a edição 2021 que tornará o certame num híbrido entre real e virtual.

A permanência da pandemia no continente europeu e a fraca adesão dos construtores fora da Alemanha, obrigaram os organizadores do Salão Automóvel de Frankfurt a serem criativos.

Contando com a participação segura do Grupo VW, do Grupo BMW e da Daimler, os organizadores vão realizar o certame conhecido como IAA nos dias 7 a 12 de setembro, não em Frankfurt, mas sim em Munique, local escolhido para albergar o certame.

Fora as marcas alemãs, apenas a Ford e a Hyundai – ambas com sede na Alemanha – além de algumas marcas chineses assinalaram a intenção de estar presente. Por exemplo, a Polestar estará presente, mas a Volvo não e marcas como a Nio, SAIC e Great Wall também já se comprometeram.

Todos os outros grupos não se comprometeram com a presença na edição 2021.

Como a pandemia continua longe de star controlada, começa a faltar tempo para que o IAA possa ter uma participação digna e minimamente interessante.

Por isso, a via digita está a ser equacionada e Tobias Groeber, da Messe Munchen, onde será realizado o certame, revelou que “estamos a planear um evento híbrido, parte digital, parte real com as apropriadas medidas de segurança e higienização.”

Já a associação de construtores automóveis alemã, a VDA, acredita que um evento híbrido terá as suas vantagens. 

Em primeiro lugar, aumenta o alcance do certame e torna-o mais apelativo para os expositores e para os visitantes. “Por outro lado, oferece uma oportunidade de lançar mensagens de marketing para os seus grupos alvo via mensagens de texto ou vídeo através de vários canais” lembrou Lutz Meyer, responsável de comunicação da VDA.

Fornecedores de peças e tecnologia para o automóvel como a Bosch, Continental, Faurecia e ZF Friedricheshafen, também vão estar presentes.

O IAA 2021 vai alargar o foco para lá do automóvel, cobrindo todas as formas de mobilidade e por isso o World Cycling Forum e diversos construtores de bicicletas vão estar no IAA 2021 a realizar-se em Munique.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , ,