Elétricos

Tesla vai receber mil milhões de euros por construir fábrica de carros e baterias na Alemanha

O Governo Federal da Alemanha vai entregar mil milhões de euros de dinheiros públicos à Tesla porque esta erigiu uma fábrica de carros e baterias perto de Berlim.

Como o AUTOBLOGUE noticiou na semana passada, a União Europeia aprovou um ambicioso e carro plano para acelerar a produção de baterias na Europa aprovando ajudas estatais a oferecer a várias marcas, entre elas, a Tesla.

A ideia da União Europeia é acelerar a produção de baterias e reduzir de forma clara a dependência do bloco europeu face aos chineses, claramente líderes de mercado nesta área de baterias para automóveis 100% elétricos.

Como noticiámos, a Comissão Europeia aprovou um plano que vale 2,9 mil milhões de euros chamado “European Battery Innovation” que vai abraçar mais de 40 empresas. Será mais um estímulo depois do lançamento em 2017 da “European Battery Alliance” para apoiar a indústria na mudança dos combustíveis fósseis para a mobilidade elétrica.

Segundo algumas fontes citadas pelo jornal “Business Insider”, o Governo Federal alemão e o Governo regional de Brandenburg, vai oferecer subsídios no valor de mil milhões de euros à Tesla porque esta instalou uma fábrica de carros e baterias perto de Berlim.

Nessa fábrica será produzido o Model Y com uma nova e revolucionária forma de fabricar baterias. 

Estes mil milhões de euros vêm juntar-se aos 1.6 mil milhões de euros que já tinham sido entregues no início da escolha do local para a instalação da fábrica. Fundos que sairão do Governo Federal, já que o estado de Bradenburg vai pagar 10% desse total que será entregue à Tesla.