Home

Afinal o volante do renovado Tesla Model S é legal… por omissão das regras!

A regulação da União Europeia é omissa no que diz respeito à forma e ao tamanho da peça chamada volante.

As fotos do renovado Tesla Model S pouco fizeram pela divulgação do modelo, mas quando surgiram as imagens do interior… wow!! Todos falaram do assunto e a convicção generalizada dizia que, dificilmente, o volante seria homologado.

Afinal… o volante cortado do Model S e do Model X não terá dificuldade nenhuma em ser homologado. Pelo menos em termos legais.

Em primeiro lugar porque é um opcional oferecido pela Tesla. Depois porque as regras europeias são omissas.

Ora, o regulamento 79 da Comissão Económica para a Europa e para as Nações Unidas (EU/ECE) foi criado para “estabelecer disposições uniformes para o desenho e desempenho dos sistemas de direção instalados em veículos para utilização em estrada.”

Curiosamente, nasceu para regular os sistemas de direção “drive by wire” onde não há ligação mecânica do volante com as rodas. Mas lendo o regulamento em várias línguas, não se consegue encontrar nenhuma regra para o tamanho, formato ou aparência do volante. 

Portanto, o volante tipo manche do Tesla Model S e do Tesla Model X é perfeitamente legal e há países que já o homologaram como a Bélgica.

Já o Tesla Arcade será mais complicado homologar, pois este sistema que permite a ligação sem fios com consolas de jogos, não poderá ser exibido em ecrãs na linha de visão do condutor.

Dizem as regras que os monitores que exibam informação sobre o estado do veiculo, dos seus acessórios pode estar na linha de visão do condutor, os restantes não podem estar visíveis ao condutor estando este sentado na sua posição normal de condução.

Os passageiros do banco traseiro podem desfrutar do Tesla Arcade, mas o “pendura” não poderá estar entretido a jogar, pois o ecrã seria visível pelo condutor.

Categories: Home, Notícias

Tagged as: , , , ,