Clássicos

Este lindíssimo Mazda Cosmo Séries II vai ser levado a leilão pela Mecum nos EUA

O motor rotativo vai estar de regresso à gama Mazda com o MX-30. Mas terá um papel secundário como extensor de autonomia e não como motor principal. O Cosmo tinha um motor rotativo como a forma única de avançar.

Este Cosmo de segunda série de 1970 é lindíssimo e destaca o motor rotativo Wankel, neste caso, uma versão mais potente que o Série I, o primeiro Mazda a receber o motor Wankel.

O carro será leiloado pela famosa Mecum no mês de março e mostra-se em grande forma após 50 anos de vida. Pela imagens percebe-se que não há ferrugem – pelo menos visível – mas não está um “10”, até porque foi pintado há 20 anos e há zonas onde se mostra o desgaste.

O interior não foi restaurado e isso nota-se no banco do condutor rasgado. Porém, é o único sinal de 50 anos de vida, o que não é nada mau.

Esta unidade, rara nos EUA e no resto do mundo, tem ar condicionado – um extra da época muito raro – e tem apenas 56.382 km.

O motor Wankel tem 982 c.c. com 130 CV e 140 Nm , tem um carburador Zenith e envia a potência para as rodas traseiras através de uma caixa manual de 5 velocidades.

Convirá lembrar que foram produzidas 833 unidades do Cosmo e só chegaram três unidades aos EUA, sendo que esta é uma delas. O preço esperado não foi revelado, mas um veículo em condição de concurso – o que não é, manifestamente, o desta unidade – vale 155 mil euros, pelo que a Mecum poderá ter como valor base os 85 mil euros. Não tem reserva, pelo que pode até sair a um belo preço… Para saber como licitar, clique aqui.