Clássicos

Renault 4L: faz 60 anos e está a caminho de ressuscitar

Foram vendidas mais de 8 milhões de unidades que tornaram o Renault 4L como ícone da cultura Pop francesa recebendo várias alcunhas ao longo destes anos. Ano de 2021 será de celebração das seis dezenas de anos de vida do ícone.

O modelo foi vendido em 100 países durante mais de 30 anos e ultrapassou as 8 milhões de unidades, cumprindo 60 anos desde a sua estreia.

Para o sexagésimo aniversário, a Renault construiu um programa oficial de celebração com vários momentos nas redes sociais nos dias 4 e 14 de cada mês, com conteúdos exclusivos, para os fãs e pelos fãs, com a participação de colecionadores e outras personalidades.

Um “mergulho” na história de um automóvel que marcou uma época. O calendário que apresentamos irá sendo atualizado em função da atualidade.

FEVEREIRO – Para este aniversário, a Renault apelou ao ilustrador Greg para evocar, sobre mais de uma dúzia de 4L, os universos gráficos representativos das diferentes épocas atravessadas pelo modelo da Renault.

O aniversário será, também, a ocasião para a descoberta de inúmeras e belas histórias vividas ao volante deste mítico automóvel (a partir de 8 de fevereiro nas redes sociais).

O Atelier Renault, um local emblemático da marca nos Campos Elísios, receberá, a partir de 14 de fevereiro, uma 4L na sua versão «Parisienne», reconhecível pela decoração única da carroçaria.

MARÇO – A Renault Classic, responsável pela preservação do património da Renault, irá colocar em evidência 30 modelos da Renault 4L, entre as quais 12 versões icónicas, que serão dispostas numa cenografia realizada expressamente para a ocasião.

ABRIL – Porque a 4L é absolutamente intemporal soube, e continuará a saber, cativar os mais jovens… Alguns influenciadores irão mostrar a sua versão do que é este automóvel, através de pequenos e divertidos filmes realizados em Stop-Motion. Estes filmes irão recorrer à coleção de miniaturas da Renault.

MAIO – Uma vasta coleção de objetos com a efígie da 4L, selecionados e especificamente desenhados para os 60 anos, estará disponível na boutique do Atelier Renault, nos Campos Elísios, e também no seu site.

A Renault irá lançar uma série de vídeos que revelam os segredos da 4L. Esta será, igualmente, a ocasião para recolher testemunhos de todos aqueles que cresceram com a 4L. Alguns colecionadores, mas, também, todas as personalidades que criaram a história deste automóvel no seio da Renault.

JULHO – Enquanto ícone do cinema, tornada célebre por variadíssimas aparições no grande ecrã, a 4L desfilará no tapete vermelho da 74ª edição do Festival Internacional do Filme de Cannes.

A exposição «4L ícone pop» irá ocupar o Atelier Renault. Esta será a ocasião para a descoberta de uma inédita 4L, para além de outras surpresas. 

SETEMBRO – O serviço de «carsharing Zity» acolherá a 4L, num inédito encontro elétrico.

NOVEMBRO – A 4L Fourgonnette reserva, também, uma surpresa.

Entretanto, como pode ver em outra peça, o Renault 4L vai ressuscitar tal como o Renault 5 vai fazer dentro de dois anos.